Jason Newsted é um grande fã do Sepultura. Na época em que integrava o Metallica como baixista, entre 1986 e 2001, o músico era altamente influenciado pela banda brasileira, sobretudo no fim dos anos 1990.
Durante bate-papo no podcast The Metal Hammer em 2021 (via Ultimate Guitar), o artista introduziu o assunto relembrando o lançamento de “Load” (1996). Naquele período, o Metallica apareceu com os cabelos cortados e irritou o público – defensor da ideia de que o quarteto deixou o metal por causa do novo visual.
Segundo Newsted, a suposição não tinha qualquer fundamento. Na verdade, era justamente o contrário. Ele estava mais próximo da música pesada do que nunca, tocando com o Machine Head e Exodus e explorando a obra do Sepultura, como contou:
“Eu era um verdadeiro fã do Sepultura, era minha banda favorita naqueles anos. Não foi nada forçado, foi genuíno, foi muito importante para mim manter o metal no Metallica.”
A admiração pelo grupo brasileiro era tamanha que, à revista Metal Hammer em 1998, comentou: “se não fosse o Metallica, eu estaria cantando com o Sepultura há seis meses”. Apesar da declaração, Jason não acredita que funcionaria como vocalista da banda:
“Eu não acho que isso viraria realidade. Poderíamos gravar algumas músicas juntos, fazer algumas jams e nos divertiríamos, sem levar isso muito a sério por causa de suas origens e da maneira como eles funcionam. Eles são mais brutos e fortes do que eu, acho que não conseguiria me dar tão bem. Mas eu poderia fazer algumas músicas com eles, fazer vocais específicos do metal e tudo isso.”
Quando pronunciou tal frase na década de 90, Jason possuía muito interesse em cantar. Tanto é que estabeleceu um projeto de thrash metal, conhecido como IR8, junto de Devin Townsend (Strapping Young Lad) e Tom Hunting (Exodus), no qual comandou os vocais. Ainda assim, as coisas seriam diferentes no Sepultura.
“Eu poderia cantar meia hora com o Sepultura, mas não estaria na posição de um verdadeiro frontman para eles. Precisava ser alguém grande e durão, como Derrick Green. Ele é um cara incrível.”
Jason Newsted e Sepultura
No casamento de Andreas Kisser com Patrícia, João Gordo realizou uma jam com o noivo e guitarrista do Sepultura, além de Jason Newsted, então baixista do Metallica. A cerimônia aconteceu no dia 16 de dezembro de 1994.
No ano seguinte, Andreas e Jason gravariam a demo de um projeto chamado Quarteto de Pinga. O vocalista / guitarrista Robb Flynn (Machine Head) e o baterista Tom Hunting (Exodus) também estavam envolvidos. A ideia não seguiu em frente e acabou abandonada com o tempo.
Posteriormente, Newsted colaboraria com o Sepultura, participando do álbum “Against”. Ele tocou na faixa “Hatred Aside”. Jason também veio ao Brasil para participar do Barulho Contra a Fome, evento que marcou a estreia oficial do vocalista Derrick Green, no dia 15 de agosto de 1998. Tocou ainda “Roots Bloody Roots” com a banda no encerramento do Video Music Brasil 1998, da MTV.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.