...

Por que o Iron Maiden engavetou o ao vivo “Beast Over Hammersmith”

Áudio do show sairia apenas em 2002, na caixa “Eddie’s Archive”; vídeo foi lançado em versão reduzida dois anos mais tarde

Com a entrada de Bruce Dickinson, o Iron Maiden deu um salto definitivo na carreira. A banda deixou de ser uma novidade extremamente promissora e passou a ocupar a mais alta prateleira do heavy metal, tanto em termos de qualidade quanto de popularidade – onde, a despeito de opiniões controversas quanto a lançamentos específicos, continua até hoje.

Em 20 de março de 1982, já com o single “Run to the Hills” estourado, o grupo se apresentou na icônica casa de shows inglesa Hammersmith Odeon, imortalizada pelo Motörhead em seu primeiro disco ao vivo. O álbum “The Number of the Beast” sairia dois dias mais tarde, mas a boa nova do frontman definitivo já havia se espalhado entre os fiéis.

- Advertisement -

Sendo assim, houve a ideia de registrar a apresentação para futuro lançamento. Porém, acabou dando tudo errado. Em entrevista de 1987, resgatada pelo fã-clube búlgaro e publicada pela Metal Hammer, o baixista Steve Harris abordou os problemas. À época, algumas músicas do concerto haviam sido resgatadas para o documentário “12 Wasted Years”.

“Quando tivemos a ideia, as pessoas que filmariaam deveriam ter feito lição de casa indo a dois shows antes de Hammersmith. Mas não o fizeram. Consequentemente, as luzes acabaram ficando muito escuras. Então, basicamente, não havia como lançarmos o vídeo de uma hora e meia inteira porque seria uma fraude. Mas agora, ter cinco músicas como material de arquivo está OK.”

O líder da banda revelou que o pau quebrou até mesmo junto à gravadora.

“Eu acho que teria dado nos nervos das pessoas assistir a uma hora e meia de imagens que eram bastante escuras. Tivemos discussões com a EMI sobre isso.”

De fato, ao assistir o material, não dá para deixar de reparar que a filmagem deixou bastante a desejar – mesmo que o show seja espetacular.

Iron Maiden e “Beast Over Hammersmith”

“Beast Over Hammersmith” saiu completo em áudio no box-set “Eddie’s Archive”, em 2002. Dois anos mais tarde, uma porção maior da filmagem – embora ainda incompleta – em comparação ao documentário citado acima saiu no home vídeo “The History of Iron Maiden – Part 1: The Early Days”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que o Iron Maiden engavetou o ao vivo “Beast Over Hammersmith”
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades