O Angra liberou a tracklist de “Cycles of Pain”, seu novo álbum de estúdio. Também foi confirmado para a próxima sexta-feira (4) a divulgação do primeiro single, “Ride Into the Storm” (clique aqui para fazer o pré-save), com videoclipe.
Tendo lançamento agendado para 3 de novembro via Atomic Fire Records, “Cycles of Pain” contará ao todo com 12 faixas. Entre os convidados estão a cantora americana Amanda Somerville (em “Tears of Blood”) e os brasileiros Lenine (cantando em “Vida Seca”), Vanessa Moreno (com vocais em “Tide of Changes – Part II” e “Here in the Now”), e Juliana D’Agostini (no piano também em “Tears of Blood”).
Sabe-se que ainda há outras duas colaborações previstas. Uma delas é de seu ex-guitarrista, Kiko Loureiro, que deixou a banda em 2015 para se juntar ao Megadeth. A outra é de Fernanda Lira, vocalista e baixista da Crypta. Ambos estarão presentes no que se descreve como uma faixa bônus japonesa e versão alternativa de uma das músicas do disco.
Não há menção às presenças anteriormente divulgadas das cantoras brasileiras May Puertas (Torture Squad), Angel Sberse (ex-Malvada) e Karina Menascé (Allen Key), confirmadas no início do ano junto de Fernanda Lira em uma publicação do grupo nas redes sociais.
Confira abaixo a tracklist convencional de “Cycles of Pain”.
- Cyclus Doloris
- Ride Into the Storm
- Dead Man On Display
- Tide of Changes – Part I
- Tide of Changes – Part II (com Vanessa Moreno)
- Vida Seca (com Lenine)
- Gods of the World
- Cycles of Pain
- Faithless Sanctuary
- Here in the Now (com Vanessa Moreno)
- Generation Warriors
- Tears of Blood (com Amanda Somerville e Juliana D’Agostini)
“Cycles of Pain” será o primeiro álbum do Angra a repetir uma formação desde “Aurora Consurgens” (2006). O grupo conta hoje com Fabio Lione (voz), Rafael Bittencourt (guitarra), Marcelo Barbosa (guitarra), Felipe Andreoli (baixo) e Bruno Valverde (bateria), a mesma configuração responsável pelo antecessor, “Ømni” (2018).
Dennis Ward (Helloween, Magnum, Firewind) ficou a cargo da mixagem e masterização. A capa, feita por Erick Pasqua com layout de Jonathan Canuto, pode ser conferida abaixo.
Em nota, o guitarrista e fundador do grupo, Rafael Bittencourt, comenta:
“Esse é um registro muito especial para nós por várias razões: primeiramente, muito se passou desde nosso último lançamento, em 2018. Nos últimos cinco anos vivemos muitas dores pessoais e coletivas, desafios, frustrações, glórias e sucesso, numa montanha-russa de emoções que viraram um caldeirão gigante de assuntos e inspirações. No ano de 2019 faleceu meu pai e, poucos meses após, o Andre Matos, que foi um impacto em minha vida. Conheço as dificuldades dos meus companheiros de banda também. A pandemia deixou marcas em todos nós, lidando diariamente com a sombra da doença e da morte. Portanto, esse é um álbum denso, de vivências e dores acumuladas. Acredito que este álbum fará a diferença na vida de muita gente e estabelecerá um novo padrão dentro do nosso estilo.”
Os DVDs do Angra
Além do novo álbum, o Angra deve disponibilizar dois registros ao vivo nos próximos tempos. Um deles contará com uma performance na íntegra de “Cycles of Pain” durante o cruzeiro 70000 Tons of Metal, que acontece entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro, partindo de Miami, Estados Unidos, em direção a Puerto Plata, República Dominicana – e regressando, obviamente.
O outro material é acústico. Um show marcado para acontecer no dia 12 de agosto, no teatro Ópera de Arame, reunirá os principais sucessos do grupo no formato, também sendo gravado para lançamento posterior.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.