Na última quarta-feira (7), o Slipknot aturdiu os fãs ao anunciar a saída de Craig Jones, o responsável pelos teclados e samples no grupo desde 1996. Pouco tempo depois, no entanto, a banda não só apagou os posts nas redes com a informação, como também revelou a imagem de um suposto novo integrante – ainda sem nome –, usando uma máscara de couro preta inédita.
A foto não tem nenhuma legenda, o que deixou os fãs bastante confusos, tentando entender o que está acontecendo. As opiniões estão divididas. Muitos acreditam que pode ser mesmo um novo membro, mas também há aqueles que supõem que Craig Jones continua na banda e estaria apenas assumindo um visual diferente.
Já na manhã desta quinta-feira (8), um vídeo misterioso foi publicado e direcionou os fãs para outro site ainda mais enigmático, chamado “You Can’t Kill Me” (“você não pode me matar”). Há ainda um vídeo no YouTube apresentando “Death March” (“marcha da morte”), uma nova faixa instrumental.
A saída de Jones foi anunciada sem muita emoção, com uma nota breve e direta, em que o Slipknot informava o rompimento com o tecladista e desejava tudo de melhor para ele em seu futuro. A banda não revelou os motivos que levaram a separação a acontecer. Ainda que a postagem tenha sido apagada das redes sociais, um artigo sobre o assunto continua disponível no site do Knotfest, festival criado pelo grupo.
Esta foi a segunda baixa na formação do Slipknot nos últimos anos. Em 2019, o percussionista Chris Fehn anunciou sua saída. Na sequência, foi divulgado que o músico estava processando a banda sob alegação de que o vocalista Corey Taylor e o também percussionista Shawn “Clown” Crahan estariam roubando rendimentos que seriam seus. A acusação foi retirada no ano seguinte, indicando que um acordo extrajudicial pode ter sido feito. Michael Pfaff, o Tortilla Man, ocupou sua vaga.
Slipknot inicia turnê
As mudanças ocorrem ao mesmo tempo em que o Slipknot inicia sua turnê europeia. O primeiro show aconteceu na última quarta (7), em Nickelsdorf, Áustria. Craig Jones, ao que tudo indica, já não estava na banda – quem o substituía era o novo membro misterioso.
Vale lembrar que Shawn “Clown” Crahan, também percursionista, não está tocando na turnê. Antes do início dos concertos, ele revelou que não iria junto com o Slipknot para a Europa, pois sua esposa está com problemas de saúde.
Confira abaixo o repertório tocado pelo Slipknot na Áustria (via Setlist.fm), com direito à estreia de uma música em show (“Yen”, do álbum mais recente, “The End, So Far”) e resgates de “The Blister Exists”, “Liberate”, “Eyeless” e “Purity”, que não eram executadas há algum tempo.
- The Blister Exists (primeira vez desde 2015)
- The Dying Song (Time to Sing)
- Liberate (primeira vez desde 2016)
- Yen (estreia ao vivo)
- Psychosocial
- The Devil in I
- The Heretic Anthem
- Eyeless (primeira vez na turnê “The End, So Far”)
- Wait and Bleed
- Unsainted
- Snuff
- Purity (primeira vez desde 2015)
- People = Shit
- Surfacing
- Duality
- Spit It Out
Alguns vídeos (via Blabbermouth) também podem ser conferidos a seguir.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.