Por que o Iron Maiden está tocando em lugares menores na “The Future Past Tour”, segundo Bruce

Giro pela Europa aposta em arenas para um público médio em vez dos grandes estádios - e há uma razão para isso

A “The Future Past Tour”, turnê atual do Iron Maiden, está passando pela Europa e por lugares menores do que os grandes estádios em que a banda costuma se apresentar. Bruce Dickinson explicou a decisão, que tem relação com o forte aparato cênico do show atual – algo que já era destaque desde a turnê anterior, a “Legacy of the Beast”, que passou pelo Brasil.

Em entrevista ao Telegraph, o vocalista afirmou que a experiência de uma arena menor para uma apresentação do Maiden hoje é superior à de um grande estádio. O concerto atual aposta em elementos teatrais trazidos pelo próprio Bruce para dar o clima das novas músicas e dos clássicos que foram resgatados dos anos 80.

“Nessa turnê, tomamos deliberadamente a decisão de fazer vários shows em espaços fechados em vez de um grande show aberto, em um estádio. Por quê? A qualidade do show é melhor. Tem um estádio no final da estrada aqui (Praga, Tchéquia) onde tocamos há dois anos, para 40 mil pessoas. Esgotou todos os ingressos, foi ótimo. Duas noites na arena é quase o equivalente, mas é uma experiência melhor.”

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Nas últimas turnês, Dickinson tem acrescentado um bem-vindo toque teatral ao show do Iron Maiden, que adiciona uma pegada intimista à apresentação. Na “Legacy of the Beast”, o frontman já fazia mudanças de figurino e uso de acessórios de acordo com a música, com destaque para uma mochila com lança-chamas com a qual ele brincava durante “Flight of Icarus”.

Iron Maiden e a “The Future Past Tour”

Atualmente, o Iron Maiden excursiona pela Europa com a “The Future Past Tour”. O show une os conceitos do álbum mais recente, “Senjutsu” (2021), ao mesmo tempo em que resgata o clássico “Somewhere in Time” (1986).

O setlist tem como principais destaques a inclusão de músicas não tocadas há muito tempo e a estreia de “Alexander the Great”, uma das mais pedidas pelos fãs ao longo da carreira do grupo. Não há planos para Brasil e América do Sul até o momento, já que o sexteto rodará apenas pelo Velho Continente e Canadá em 2023.

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André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes
André Luiz Fernandes é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Interessado em música desde a infância, teve um blog sobre discos de hard rock/metal antes da graduação e é considerado o melhor baixista do prédio onde mora. Tem passagens por Ei Nerd e Estadão.

2 COMENTÁRIOS

  1. Sinceramente, não estou gostando dessa veia Teatral do Maiden, troca de figurino a cada música, etc. Tá passando do ponto. O que importa é a música no fim das contas.

    • Acho fantástica a performance teatral do Bruce, porque mostra que eles não vivem numa bolha, numa zona de conforto. Quem acha que a banda só vive de musica, está quadradamente enganado. O Eddie é parte vital do show, e da imagem da banda. Vejam as influencias que os moldaram desde a juventude, são fãs de Jethro Tull, e rock progressivo, Genesis. O que Bruce faz no palco é mais ou menos o que Peter Gabriel fazia no Genesis. E o Bruce é um atleta. Além das trocas de figurino a cada musica, ele o faz não apenas por não ser preguiçoso, e ser hiperativo, mas pelo fato de que isso melhora sua condição fisica, saúde e performance vocal. O cara nasceu assim. E o fato de finalmente, tocarem clássicos como Alexander The Great, Caught Somewhere in time, e Stranger in a Strange land mostra que eles ainda estão com vontade de mostrar serviço, e trazer um setlist diferenciado aos fãs. O setlist da The Future Past Tour está muto bom. Eles poderiam ainda -a exemplo da Somewhere On Tour 1986-87 – incluir outras raridades no meio do setlist dos shows como o b-side ‘Reach Out’, da forma como a criaram no estúdio, com Adrian Smith no vocal principal, enquanto Bruce bebe água, e se prepara para a reta final do show. Alias, Steve Harris deve estar sorrindo de orelha a orelha, porque finalmente, seu clube do coração, West Ham voltou a ser campeão na Europa.

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