Damon Albarn não usa um celular há alguns anos. Em 2015, o vocalista do Blur e Gorillaz contou que, quando precisa mandar e-mails ou mensagens, opta por um tablet, mas, de fato, não se vê usando as redes sociais ativamente. Também afirmou que a prática o trouxe “mais autonomia”.
Recentemente, desta vez em entrevista ao programa “Conversa com Bial” (via Rolling Stone Brasil), o músico elencou outros motivos que o fazem ficar longe de um aparelho telefônico. A principal razão está ligada à inteligência artificial:
“Não tenho celular, estou tentando ficar fora dessa que é a primeira aplicação de IA na nossa vida. Vejo tudo por tablet. Tenho redes no meu nome que são administradas pelo empresário e gravadora, mas não estou envolvido com nada ali. Agora somos inundados com versões de IA de todo mundo. Parece um tsunami, e acho que fugiu do controle, e talvez as máquinas tenham criado consciência e estejam começando o primeiro ataque, nos transformando em versões de IA de nós mesmos.”
A crítica à IA também está presente no álbum “Cracker Island” (2023), lançado pelo Gorillaz. É possível observar o tema na faixa título e, provavelmente, em “The Tired Influencer”. Na opinião do designer Jamie Hewlett (via ITV News), responsável pelos projetos gráficos do grupo virtual, a tecnologia não substitui a “música de verdade”:
“Falta um elemento-chave que é a alma do artista. É um computador tentando imitar o que a gente faz.”
Como entrar em contato com Damon Albarn?
Já que Damon Albarn não utiliza celulares, entrar em contato com ele pode ser uma tarefa complicada. O DJ Flume, com quem o integrante do Blur colaborou na faixa “Palaces”, explicou como conseguiu convidá-lo para a parceria em entrevista à Triple J:
“Eu chamo os artistas principalmente pelo Instagram. No caso de Damon Albarn, tive que conversar com a equipe dele por um tempo, que fez a ponte. Ele não tem telefone, na verdade, só um e-mail. Então consegui por uma pessoa da minha equipe, que tinha contatos que conheciam pessoas que podiam ajudar. Mas sim, ele vive sem telefone, o que eu acho incrível, imagine isso.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.