Andrew Eldritch nunca perde a oportunidade de dar uma declaração venenosa – e a vítima da vez é o Iron Maiden. O líder do The Sisters of Mercy deu uma entrevista à Louder na ocasião da primeira turnê americana do grupo desde 2008, e entre uma distribuição generosa de farpas para pessoas do passado, sobrou para os ícones do metal.
Durante o papo, o jornalista Mark Andrews levantou o tema de covers ruins de canções do The Sisters of Mercy, perguntando a Eldritch se ele alguma vez escutou uma que gostava. Sua resposta foi curta (e debochada):
“Tem ‘Fear of the Dark’, do Iron Maiden.”
Para os desentendidos, a música de 1992 do Maiden tem um riff muito semelhante a “Temple of Love”, canção lançada pelo Sisters of Mercy em 1983 e regravada depois justamente em 1992.
Ouça a seguir e compare.
A entrevista ainda trouxe Andrew Eldritch discutindo as inspirações políticas do grupo, cujas letras sempre foram informadas por uma visão de esquerda do mundo. O cantor discutiu o incômodo em torno da canção “Dominion”, cujos versos “Mother Russia, rain down” ganharam um significado desagradável após a invasão da Ucrânia.
Quando perguntado sobre que lado estava na discussão entre músicos sobre a guerra – com Roger Waters e Brian Eno sendo usados de exemplo de artistas simpatizantes da Rússia – ele disse:
“Eu acho que é inteiramente culpa da Rússia, mas eu não encontrei ou examinei essas opiniões [falando sobre Waters e Eno]. Eu leio muito sobre a Ucrânia e leio muito sobre a Rússia. Minha visão de mundo é informada por ter lido todos os livros de Anne Applebaum, mas isso não é assunto para uma conversa de dez minutos e eu não gostaria de ser mal compreendido por um comentário de um minuto que fiz. Mas a Rússia invadiu a Ucrânia, a Ucrânia não invadiu a Rússia, isso sim é claro.”
O The Sisters of Mercy fará show único no Brasil, em São Paulo, no próximo dia 18 de junho. Mais informações clicando aqui.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.