David Coverdale e o saudoso Ronnie James Dio se conheceram na década de 1970. Na época, o primeiro citado, líder do Whitesnake, ainda era vocalista do Deep Purple. Já o outro, futuramente consagrado com o Rainbow e o Black Sabbath, comandava os vocais e tocava baixo no Elf. A relação entre os dois se estendeu para o âmbito profissional e, curiosamente, envolveu um “roubo” de guitarristas.
No talk-show “Rock Of Nations With Dave Kinchen And Shane McEachern” (via Blabbermouth), Coverdale começou relembrando a turnê em que o Purple teve o Elf como ato de abertura. Segundo o fansite Deep Purple Tour Page, os shows mencionados aconteceram entre 1974 e 1975, na América do Norte e na Europa.
“Conheci o Ronnie em 1973 ou 1974. Ele estava no Elf, que depois virou o Rainbow. A gravadora deles era a Purple Records [fundada pela gestão do Deep Purple], aí nós levamos a banda para todo o mundo como ato de abertura.”
Então, o líder do Whitesnake rasgou elogios para o talento do amigo. Para exemplificar, ele mencionou a performance de Dio no álbum “The Butterfly Ball and the Grasshopper’s Feast” – lançado pelo baixista Roger Glover em 1974 com uma série de vocalistas convidados, incluindo o próprio Coverdale.
“Ele era fabuloso. Você ouve o álbum ‘The Butterfly Ball and The Grasshopper’s Feast” e percebe a voz de Ronnie, os elementos mais sombrios. Por mais que sejam lindos, não acho que era só ele cantando. Mas eles incrivelmente deram muito certo. Eu só ouvi Ronnie cantar belas melodias e canções, ele foi simplesmente incrível.”
Por fim, brincou sobre ter “roubado” dois dos guitarristas de Dio, Vivian Campbell e Doug Aldrich. No caso, Campbell rompeu com Ronnie em 1986 e integrou o Whitesnake no ano seguinte por um curto período. Já Aldrich teve sua passagem inicial pela banda de Dio entre 2002 e 2003 e, depois, fez parte do Whitesnake.
“Ele teve uma super carreira e me deu dois guitarristas. Ele me disse: ‘O que estou fazendo? Encontro um guitarrista, o treino e depois você o pega’.”
Veja também:
Sobre Ronnie James Dio
Nascido em Portsmouth, estado americano de New Hampshire, Ronald James Padavona começou a carreira musical em 1957 com o Vegas Kings. O primeiro trabalho de repercussão foi com o Elf, que chegou a abrir para o Deep Purple.
Após ser notado pelo guitarrista Ritchie Blackmore, integrou o Rainbow em seus primeiros discos. Foi convidado a se retirar quando não concordou com a guinada comercial do grupo.
A seguir, se juntou ao Black Sabbath substituindo Ozzy Osbourne. Lançou três discos e se reuniu com a banda em 1992 – além de um retorno com o nome Heaven and Hell e mais um álbum.
Em 1983 lançou a banda que usou seu nome artístico. O primeiro trabalho, “Holy Diver”, é o mais vendido de toda sua carreira.
Morreu em 16 de maio de 2010, vitimado por um câncer estomacal.
*Foto: Adam Bielawski / CC BY-SA 3.0
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.