Morreu na última sexta-feira (12), aos 73 anos, o músico e compositor Francis Monkman. A informação foi confirmada nas mídias sociais do Curved Air, banda que o tecladista ajudou a fundar. Ele também foi um dos criadores do Sky, além de ter trabalhado com Renaissance, Al Stewart, Phil Manzanera e Brian Eno, entre outros.
Francis também colaborou com trilhas sonoras de filmes. Seus maiores destaques foram “Guerra nas Estrelas: O Império Contra-ataca” (1980) e “Os Caçadores da Arca Perdida” (1981), ambos dirigidos por Steven Spielberg. Ainda assinou a função em “Superman II – A Aventura Continua” (1980), além de duas películas da franquia James Bond: “007: Viva e Deixe Morrer” (1973) e “007: O Espião que me Amava” (1977).
Diz a nota:
“Os membros do Curved Air lamentam anunciar a morte do membro fundador Francis Monkman, ocorrida em 12 de maio de 2023. Francis faleceu pacificamente, em sua casa no interior da Inglaterra, logo após um diagnóstico tardio de câncer, com entes queridos. Ele deixa dois irmãos, sobrinhas e sobrinhos, primos e sua parceira Christine. Como uma pessoa profundamente espiritual, ele agora está reunido com sua filha de 5 anos, Maya, do outro lado.”
Em uma postagem pessoal, Sonja Kristina, vocalista do Curved Air, declarou:
“Durante o eclipse lunar do último 5 de maio, Francis Monkman e eu compartilhamos uma última conversa maravilhosamente vibrante sobre nossa música, vida e morte – e os excelentes músicos que mantêm vivo o legado do Curved Air por mais de 50 anos e além. Eu disse a ele como tinha orgulho de ainda estar tocando nossas belas canções, que sua paixão pela aventura sonora era inovadora e suas letras finas e eloquentes – notavelmente em ‘Over And Above’ e ‘Piece Of Mind’ – eram obras-primas estendidas do Curved Air.”
Curved Air e Francis Monkman
Fundado em 1969, em Londres, Inglaterra, o Curved Air se caracterizou por tocar um rock progressivo com influências de clássico, folk e música eletrônica.
Francis também teve uma prolífica carreira solo entre o final dos anos 1970 e início do século atual. Seu último lançamento foi “A Harpsichord Sampler”, disponibilizado em 2003.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.