Na década de 1990, a série de desenho animado “Animaniacs” — sobre as aventuras dos três irmãos Warner — estreou nos Estados Unidos e em outros países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Devido ao sucesso em tal época, a trama, criada por Tom Ruegger, ganhou um revival em 2020, composto por três temporadas.
Em território nacional, a produção está disponível na plataforma de streaming HBO Max. Já em outros países da América Latina, como Colômbia e Venezuela, a nova animação está sendo veiculada pelo canal Cartoon Network Latinoamérica.
Diferente do esperado, os episódios não seguiram o mesmo padrão do que é transmitido internacionalmente. Como explicado pelo site ComicBook, o revival sofreu certa “censura” em terras latino-americanas, a fim de adequar-se ao público alvo — ainda que a obra original tenha um tom questionador.
Para exemplificar, durante uma cena específica, a série mostra Pinky, um rato de laboratório, retirando seu roupão enquanto conversa com o amigo Cérebro. Durante a exibição no Cartoon Network Latinoamérica, o mesmo momento passou por edições, com a exclusão do take do roupão e foco apenas no diálogo.
Segundo o site ANMTV – Anime, Manga y TV, outro momento da produção também foi cortado. No segundo episódio da primeira temporada, parte da cena de Odisseu sendo esfregado no corpo do gigante Ciclope Trump teve alteração. Compare nos players abaixo:
Ainda, o canal teria optado por não passar os capítulos 8 e 10 da temporada inaugural. No caso do primeiro citado, o motivo seria uma cena em que Yakko, o irmão mais velho, e Dot, a única irmã, estão em um encontro com morcegos.
Devido à posição deles na mesa, poderia ficar “implícito” ao público que os protagonistas são bissexuais, já que a personagem feminina está na frente da morcego fêmea e vice-versa. Assista, em espanhol, a seguir:
Em relação ao décimo episódio, o portal afirma que a história faz referência à situação econômica e política da Venezuela e cita a Ucrânia como parte da Federação Russa – originalmente, tal capítulo foi ao ar antes da guerra.
Até o momento, o Cartoon Network não pronunciou-se sobre o assunto.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.