A família do músico e compositor Ryuichi Sakamoto confirmou o seu falecimento aos 71 anos. Ele enfrentava um câncer desde 2020, tendo passado por tratamentos tanto no Japão quanto nos Estados Unidos.
Um dos pioneiros da fusão da música popular com o eletrônico, despontou para o sucesso com o grupo Yellow Magic Orchestra. Também teve uma carreira solo onde abordou os mais distintos gêneros, além de ter escrito trilhas para filmes. Ganhou o Oscar em 1988 por “O Último Imperador”.
Ainda foi o responsável pela trilha dos Jogos Olímpicos de 1992, disputado em Barcelona. Seu último trabalho foi em “Monster”, de Hirosaku Kore-eda, filme que tem estreia prevista para junho.
Foto acima: Luigi & Iango @luigiandiango
Diz a nota oficial publicada pela família:
“Estamos profundamente tristes em anunciar a morte do artista e músico Ryuichi Sakamoto em 28 de março de 2023. Ele tinha 71 anos.
Enquanto fazia tratamento para um câncer descoberto em junho de 2020, Sakamoto continuou a criar trabalhos em seu home studio sempre que sua saúde permitia. Ele viveu com a música até o fim.
Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão a seus fãs e a todos aqueles que apoiaram suas atividades, bem como aos profissionais médicos no Japão e nos Estados Unidos que fizeram tudo ao seu alcance para curá-lo.
De acordo com os fortes desejos de Sakamoto, o funeral foi realizado entre seus familiares próximos. Por favor, entenda que não podemos aceitar ligações de condolências, oferendas de incenso ou flores e coisas do gênero.
Finalmente, gostaríamos de compartilhar uma das citações favoritas de Sakamoto:
‘Ars longa, vita brevis’
A arte é longa, a vida é curta
Embora muitos compartilhem essa perda, pedimos que respeitem a privacidade da família durante o período de luto.”
Ryuichi Sakamoto deixa 4 filhos. Entre eles, a cantora Miu Sakamoto, fruto do primeiro casamento, com a também artista Akiko Yano.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Triste!!!!