Apesar de o Black Sabbath ter sido a primeira banda tipicamente heavy metal, de acordo com a mídia e fãs, os próprios músicos da formação original nunca se sentiram dessa forma. Na verdade, Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward não ficam nada confortáveis quando associados ao gênero.
Um exemplo pode ser visto no vídeo abaixo, um trecho especial do “All Hail Black Sabbath”, feito pela MTV em 1998. Na ocasião, Ozzy deixa claro – apoiado por Geezer – que prefere ser reconhecido como hard rock em vez de heavy metal.
Em entrevista ao Eddie Trunk Podcast (transcrita pelo Metal Injection), Butler relembra como tomou conhecimento da expressão que mudou a cara da música, os detratores queiram ou não.
“Estávamos em turnê na América, acho que foi a segunda turnê nos Estados Unidos. Eu li essa resenha e o cara dizia: ‘isso não é música. Parece um monte de heavy metal sendo esmagado.’ De alguma forma, isso chegou à Inglaterra e passou a ser usado de forma sarcástica contra nós. Por algum motivo, ficamos presos a isso.”
Heavy metal e Steppenwolf
De acordo com a história em sua forma mais popular, o termo foi retirado de “Born To Be Wild”, clássico do Steppenwolf que continha a expressão “heavy metal thunder” em sua letra. O termo seria uma alusão ao barulho da motocicleta quando acelerada em ponto morto.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
Lembro de David Coverdale achar ruin sua banda (whitesnake) ser associado ao Heavy Metal!!!! Li um tempo atrás em alguma revista antiga a Doro sendo associada ao estilo, ela disse: ¨Opa, tudo bem…sou Heavy metal!!!!¨, depois daí é que vc via sempre ela fazendo o sinal do chifre na mão!!!! Tem pessoas e bandas que aceitam e outras não, no Iron Maiden mesmo…apenas Bruce Dickinson e Steve Harris aceitam estarem no estilo Heavy Metal, valeu!!!!