A cidade de Namur, na Bélgica, inaugurou neste domingo (16) uma estátua de Brian Johnson, vocalista do AC/DC. Foi lá, em 29 de junho de 1980, que o cantor realizou seu primeiro show com a banda australiana, substituindo Bon Scott, falecido 4 meses e 10 dias antes.
O monumento foi financiado pelos fãs Michel Remy, Mike Davister e Georges Boussingault. A rádio RTBF Classic 21, de alcance nacional, também apoiou a causa.
A estátua foi criada pela empresa Design Stone de Libramont, usando pedra azul belga de alta qualidade, que supostamente tem entre 150 milhões e 350 milhões de anos e é extraída de fontes naturais.
Brian gravou uma mensagem de vídeo para a ocasião, onde diz:
“Gostaria de dizer um muito obrigado especial a todos os doadores da campanha e fãs em Namur, que é um lugar especial para mim. Foi aí que cantei pela primeira vez com o AC/DC e estava muito nervoso. Essa lembrança ficará comigo para sempre. Não me considero digno dessa estátua, mas sou muito grato. Nunca esquecerei o que fizeram por mim. Espero poder fazer uma visita dentro de 5 ou 6 semanas.”
Confira outro registro a seguir.
A estreia de Brian Johnson na formação
A apresentação do AC/DC no Palais des Expositions contou com as primeiras execuções de 7 das 10 músicas que entraram em “Back in Black”. Eis o setlist completo, conforme o Setlist.fm:
- Hells Bells (Live Debut)
- Shot Down in Flames
- Hell Ain’t a Bad Place to Be
- Problem Child
- Back in Black (Live Debut)
- Bad Boy Boogie
- Highway to Hell
- What Do You Do for Money Honey (Live Debut)
- Rock and Roll Ain’t Noise Pollution (Live Debut)
- Shoot to Thrill (Live Debut)
- Given the Dog a Bone (Live Debut)
- Whole Lotta Rosie
- Rocker
BIS:
- Shake a Leg (Live Debut)
- Let There Be Rock
Do futuro lançamento, ficaram de fora apenas “Let me Put my Love Into You”, “Have a Drink on Me” e, curiosamente, “You Shook Me All Night Long”. A última seria disponibilizada duas semanas mais tarde como primeiro single do disco, se tornando um dos maiores sucessos da carreira do quinteto.
AC/DC em 1980 e hoje
Lançado em 1980, “Back in Black” é um dos discos mais vendidos da história. Segundo estimativas recentes, o álbum já ultrapassou 50 milhões de cópias vendidas. Brian Johnson seguiu como vocalista do AC/DC, cantando em todos os álbuns seguintes. Saiu brevemente entre 2016 e 2018, por conta de problemas em seus ouvidos, sendo substituído por Axl Rose.
A banda não se apresenta ao vivo há 5 anos. No próximo dia 7 de outubro, eles voltam aos palcos em Indio, Califórnia, na segunda noite do Power Trip Festival. Ozzy Osbourne também tocará. Guns N’ Roses, Iron Maiden, Metallica e Tool são as atrações das outras datas.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.