Ao contrário do que se ventila desde a época do lançamento de “Metal Health”, em março de 1983, não é Kevin DuBrow, então vocalista do Quiet Riot, o sujeito retratado na capa do álbum.
Em entrevista a Martin Popoff e Ioannis reproduzida no livro “Fade to Black: Hard Rock Cover Art of the Vinyl Age” (Sterling, 2012), o produtor Spencer Proffer revela a verdade por trás do mascarado:
“Kevin, eu e Frankie [Banali, baterista] pensamos nesse um cara em uma camisa de força de couro vermelho, em uma sala acolchoada, da qual ele tivesse de sair. E colocamos uma máscara de hóquei nele para que não fosse apenas um cara da banda. Ele é todo mundo. Ele representa os fãs que queriam bater cabeça.”
O metaleiro mascarado seria usado periodicamente ao longo da carreira da banda, tanto ilustrando capas de discos — “Condition Critical” (1984), “QRIII” (1986), “Terrified” (1993) e “Down to the Bone” (1995), voltando em “Hollywood Cowboys” (2019) — até peças de merchandising. Ele também ganharia vida nos videoclipes de “Bang Your Head (Metal Health)” e de “Cum On Feel the Noize”, conforme Proffer recorda:
“A máscara, e o garoto que pega a máscara no primeiro clipe [‘Bang Your Head’] era o mesmo que aparece deitado na cama, com a máscara pendurada atrás dela como um crucifixo, porque a máscara era meio que a religião dele no segundo [‘Cum On Feel the Noize’]. Os dois clipes meio que se complementam. E muitas pessoas sacaram que havia essa conexão.”
Quiet Riot e “Metal Health”
Terceiro álbum de estúdio do Quiet Riot, “Metal Health” ficou famoso por ter sido o primeiro disco de heavy metal a chegar ao topo da principal parada da Billboard. Suas vendas ultrapassam as seis milhões de cópias em todo o mundo. Constam de sua tracklist a faixa-título e “Cum On Feel the Noize”, cover do Slade responsável por projetar a carreira da banda a níveis nacional e internacional.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.