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Lana Del Rey explora facetas de Los Angeles em “Did you know that there’s a tunnel under Ocean Blvd”

Ainda que não se aproxime da qualidade da obra-prima "Norman Fucking Rockwell!", novo álbum da cantora é bem superior aos dois anteriores

Um fato constante na carreira de Lana Del Rey é como a persona da cantora parece ter sido criada para ser explorada por críticos. Descrita por si mesma como a versão gangsta de Nancy Sinatra quando surgiu, ela passou a primeira década de sua carreira tentando encontrar o equilíbrio entre suas sensibilidades clássicas e modernas.

Lana compõe músicas que evocam o show business clássico de Frank Sinatra e Billie Holiday, mas com um olhar influenciado por David Lynch e Eve Babitz, especificamente suas observações sobre o cotidiano e como algo mais sombrio sempre está presente, mesmo nos lugares mais “normais”.

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Em 2019, Lana conseguiu o equilíbrio perfeito dessa fórmula no disco “Norman Fucking Rockwell!”. Apesar de ter sido reconhecido pela crítica, um sucesso de vendas e indicado a múltiplos Grammys, os dois lançamentos desde então, “Chemtrails over the Country Club” e “Blue Banisters” (ambos de 2021), possuem as mesmas inconsistências dos anteriores.

Felizmente, “Did you know that there’s a tunnel under Ocean Blvd” se assemelha mais a “Norman Fucking Rockwell!” que o resto da discografia dela. O foco está aqui e os melhores momentos do álbum são muitos e quase sempre sublimes.

Seja na transição de instrumentação clássica para uma batida techno em “A&W”, o coro gospel em “The Grants”, a melodia que lembra Sufjan Stevens em “Paris, Texas” – canção com a participação especial de SYML – ou a parceria entre ela e Jack Antonoff em “Margaret, os picos de “Did you know that there’s a tunnel under Ocean Blvd” são capazes de transcender o classicismo do formato e transmitir algo capaz de ressoar com uma plateia contemporânea.

Até os dois momentos mais estranhos, os interlúdios, conseguem ser interessantes de maneiras diferentes. O primeiro, contando com um sermão do pastor americano Judah Smith, causa espanto por causa de declarações passadas dele contra a população LGBTQIA+, junto a qual Lana tem muita popularidade. As coisas que ele fala na faixa vão contra vários outros comportamentos da cantora no disco, mas talvez sua presença seja intencional justamente por isso, para ilustrar a busca constante por graça e como as ditas autoridades não a conferem por fazermos coisas fundamentalmente humanas.

O segundo interlúdio, com o músico Jon Batiste, é talvez o momento mais experimental do disco. A risada do pianista, famoso por ser o líder da banda residente no “Late Show with Stephen Colbert”, distorcida até o ponto de soar quase assustadora. Mais memorável do que a canção anterior na tracklist, na qual ele também participou.

E isso nos leva ao problema principal de “Did you know that there’s a tunnel under Ocean Blvd”: por mais que existam pontos extremamente altos, o disco ainda contém muitas canções pouco memoráveis. O estilo classicista de Lana sempre corre o risco de soar como um borrão, e num álbum com 77 minutos de duração, esse borrão acaba ficando bem notável.

Mesmo assim, é um trabalho forte da cantora. Resta ver se ela manterá a consistência.

Ouça “Did you know that there’s a tunnel under Ocean Blvd” a seguir, via Spotify, ou clique aqui para conferir em outras plataformas digitais.

Lana Del Rey – “Did you know that there’s a tunnel under Ocean Blvd”

  1. The Grants
  2. Did You Know That There’s a Tunnel Under Ocean Blvd
  3. Sweet
  4. AW
  5. Judah Smith Interlude
  6. Candy Necklace
  7. Jon Batiste Interlude
  8. Kintsugi
  9. Fingertips
  10. Paris, Texas
  11. Grandfather Please Stand on The Shoulders of My Father While He’s Deep-Sea Fishing
  12. Let the Light In (fear. Father John Misty)
  13. Margaret (feat. Bleachers)
  14. Fishtail
  15. Peppers (feat. Tommy Genesis)
  16. Taco Truck x VB

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Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

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Ainda que não se aproxime da qualidade da obra-prima "Norman Fucking Rockwell!", novo álbum da cantora é bem superior aos dois anteriores

Um fato constante na carreira de Lana Del Rey é como a persona da cantora parece ter sido criada para ser explorada por críticos. Descrita por si mesma como a versão gangsta de Nancy Sinatra quando surgiu, ela passou a primeira década de sua carreira tentando encontrar o equilíbrio entre suas sensibilidades clássicas e modernas.

Lana compõe músicas que evocam o show business clássico de Frank Sinatra e Billie Holiday, mas com um olhar influenciado por David Lynch e Eve Babitz, especificamente suas observações sobre o cotidiano e como algo mais sombrio sempre está presente, mesmo nos lugares mais “normais”.

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Em 2019, Lana conseguiu o equilíbrio perfeito dessa fórmula no disco “Norman Fucking Rockwell!”. Apesar de ter sido reconhecido pela crítica, um sucesso de vendas e indicado a múltiplos Grammys, os dois lançamentos desde então, “Chemtrails over the Country Club” e “Blue Banisters” (ambos de 2021), possuem as mesmas inconsistências dos anteriores.

Felizmente, “Did you know that there’s a tunnel under Ocean Blvd” se assemelha mais a “Norman Fucking Rockwell!” que o resto da discografia dela. O foco está aqui e os melhores momentos do álbum são muitos e quase sempre sublimes.

Seja na transição de instrumentação clássica para uma batida techno em “A&W”, o coro gospel em “The Grants”, a melodia que lembra Sufjan Stevens em “Paris, Texas” – canção com a participação especial de SYML – ou a parceria entre ela e Jack Antonoff em “Margaret, os picos de “Did you know that there’s a tunnel under Ocean Blvd” são capazes de transcender o classicismo do formato e transmitir algo capaz de ressoar com uma plateia contemporânea.

Até os dois momentos mais estranhos, os interlúdios, conseguem ser interessantes de maneiras diferentes. O primeiro, contando com um sermão do pastor americano Judah Smith, causa espanto por causa de declarações passadas dele contra a população LGBTQIA+, junto a qual Lana tem muita popularidade. As coisas que ele fala na faixa vão contra vários outros comportamentos da cantora no disco, mas talvez sua presença seja intencional justamente por isso, para ilustrar a busca constante por graça e como as ditas autoridades não a conferem por fazermos coisas fundamentalmente humanas.

O segundo interlúdio, com o músico Jon Batiste, é talvez o momento mais experimental do disco. A risada do pianista, famoso por ser o líder da banda residente no “Late Show with Stephen Colbert”, distorcida até o ponto de soar quase assustadora. Mais memorável do que a canção anterior na tracklist, na qual ele também participou.

E isso nos leva ao problema principal de “Did you know that there’s a tunnel under Ocean Blvd”: por mais que existam pontos extremamente altos, o disco ainda contém muitas canções pouco memoráveis. O estilo classicista de Lana sempre corre o risco de soar como um borrão, e num álbum com 77 minutos de duração, esse borrão acaba ficando bem notável.

Mesmo assim, é um trabalho forte da cantora. Resta ver se ela manterá a consistência.

Ouça “Did you know that there’s a tunnel under Ocean Blvd” a seguir, via Spotify, ou clique aqui para conferir em outras plataformas digitais.

Lana Del Rey – “Did you know that there’s a tunnel under Ocean Blvd”

  1. The Grants
  2. Did You Know That There’s a Tunnel Under Ocean Blvd
  3. Sweet
  4. AW
  5. Judah Smith Interlude
  6. Candy Necklace
  7. Jon Batiste Interlude
  8. Kintsugi
  9. Fingertips
  10. Paris, Texas
  11. Grandfather Please Stand on The Shoulders of My Father While He’s Deep-Sea Fishing
  12. Let the Light In (fear. Father John Misty)
  13. Margaret (feat. Bleachers)
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Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

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