O Queen é uma das bandas mais populares da história da música e teve esse status reafirmado na última semana. Um de seus grandes hits, “We Will Rock You” ultrapassou a marca de 1 bilhão de streams no Spotify.
É a quinta canção do grupo a atingir o feito. Ela se juntou a “Bohemian Rhapsody” (que já chegou a 2 bilhões), “Don’t Stop Me Now”, “Another One Bites the Dust” e “Under Pressure” nesse clube exclusivo. A música mais próxima, “Somebody to Love”, precisa de aproximadamente 300 milhões de plays pra se tornar a sexta integrante.
Desde seu lançamento como parte do disco “News of the World” (1977), “We Will Rock You” é uma das composições mais emblemáticas do Queen. Transformou-se em um canto de guerra em estádios esportivos do mundo todo. Chegou a ser lançada como single junto de“We Are the Champions”, atingindo o top 10 em diversos países e vendendo em torno de 10 milhões de cópias em todo o planeta.
A origem da faixa, assim como sua companheira “We Are the Champions” (574 milhões de plays no Spotify), vem de um show da banda durante a turnê do disco “A Day at the Races”. O guitarrista e compositor Brian May descreveu à BBC Radio 1 em 1977:
“Fizemos um bis e saímos do palco. Em vez de continuarem a bater palmas, eles cantaram ‘You’ll Never Walk Alone’ pra gente, e nós ficamos embasbacados – foi uma experiência muito emocionante e acho que esses cantos são de certa maneira conectados a essa música.”
Queen, “We Will Rock You” e irritação com fãs cantando
Curiosamente, anos antes de “We Will Rock You” ter sido lançada, o Queen não se sentia muito confortável com a interação entre músicos e fãs. Quem confirma é Brian May, em entrevista à revista Total Guitar.
“Contávamos com bons seguidores, mas tínhamos essa coisa que as pessoas insistiam em cantar junto com nossas músicas. E acho que ficávamos bastante irritados com isso. Queríamos dizer: ‘Pessoal, apenas ouçam. Estamos trabalhando muito duro, então ouçam bem!’ Mas eram imparáveis, cantavam cada palavra de cada música. Quando o Led Zeppelin tocava, eles batiam cabeça e ouviam. E pensei nos nossos shows: por que vocês, seus desgraçados, não ouvem em vez de cantar?”
A situação fez com que o grupo desistisse de lutar e gerou algumas de suas canções mais conhecidas.
“Eu disse a Freddie: ‘talvez em vez de lutar contra isso, devêssemos encorajá-los e aproveitar esse tipo de energia que parece estar acontecendo’. Se eles podem cantar, o que cantariam? E com isso, pude ouvir na minha cabeça: ‘We will, we will rock you!’”
A versão original de “We Will Rock You” se vale de ritmos percussivos corporais, incluindo batidas com o pé e palmas. Ao vivo, Roger Taylor usava a bateria para ditar o ritmo.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.