A indicação da dobradinha Joy Division/New Order – sim, como apenas um grupo, já que a segunda se formou após o fim trágico da primeira – ao Rock and Roll Hall of Fame pode ser a porta de entrada para uma reconciliação. Ao menos é o que pensa o baixista Peter Hook, afastado de seus antigos colegas há mais de uma década.
As desavenças começaram quando o vocalista Bernard Sumner e o baterista Stephen Morris reagruparam o New Order sem sua presença, em 2011. Em entrevista à Billboard, o músico deixou claro esperar que a possível indução à instituição possa reaproximá-los.
“Não nos falamos pessoalmente há 11 anos. Deve ser um recorde na história das brigas em bandas. Considero isso trágico. Será uma cerimônia de premiação difícil se chegarmos lá. Mas, como minha esposa disse, temos que superar essas coisas, sermos legais, corteses e pensar o melhor. Talvez seja o ramo de oliveira de que precisamos para acabar com as injustiças que foram cometidas com o New Order no final. É uma posição muito estranha de se estar, mas não somos o primeiro grupo que foi condenado ao ostracismo e não seremos o último.”
Apesar de tudo, Hook garante ter ficado muito feliz quando soube da indicação.
“Fiquei sorrindo o dia todo. Estarei torcendo por nós. Desde que começamos, sempre senti uma grande competição em relação a outras bandas. Você quer fazer melhor do que eles, quer conseguir alguma coisa. Então, isso realmente me atrai.”
Ele também não se importa com o fato de que a nominação tenha sido compartilhada entre os dois grupos.
“Por mim tudo bem. O Joy Division era uma entidade tão maravilhosa e poderosa, foi tão triste a forma como terminou. Mas nós três – Bernie, Stephen e eu – obtivemos força real ao começar o New Order juntos. Sempre fomos o pino quadrado em um buraco redondo como Joy Division e muito mais um pino quadrado em um buraco redondo como New Order. O Rock Hall é um reconhecimento e tanto, acho que ambas as bandas o merecem. Estamos definitivamente lá em cima, sem sombra de dúvida.”
Joy Division, New Order e Rock and Roll Hall of Fame
O Joy Division/New Order concorre a uma das vagas junto de The White Stripes, Kate Bush, Willie Nelson, Soundgarden, Missy Elliott, A Tribe Called Quest, George Michael, Rage Against the Machine, Iron Maiden, Sheryl Crow, Cyndi Lauper, Warren Zevon e The Spinners. O resultado será revelado em maio.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.