Leiji Matsumoto, criador japonês de mangás e animes como “Patrulha Estelar”, morreu no último dia 13 de fevereiro, em um hospital em Tóquio, no Japão. Por meio de um comunicado, seu estúdio Studio Leijisha divulgou que o artista de 85 anos sofreu de uma insuficiência cardíaca.
A cerimônia de despedida aconteceu com parentes e amigos próximos. Makiko Matsumoto, filha do artista e diretora do estúdio, disse em nota:
“Meu pai partiu em uma jornada ao mar de estrelas. Acho que ele viveu uma vida feliz, pensando em continuar a desenhar histórias como um artista de mangá.”
Além de escrever e ilustrar o anime “Patrulha Estelar”, exibido na Rede Manchete no Brasil, Matsumoto é o autor dos mangás “Galaxy Express 999” e “Pirata Espacial Capitão Harlock”.
No mundo da música, seu nome é conhecido pela colaboração com o Daft Punk. A dupla eletrônica acompanhava o trabalho de Matsumoto desde a infância, por isso, convidou o artista para supervisionar a criação de clipes do álbum “Discovery” (2001), como “One More Time”. e “Harder, Better, Faster, Stronger”.
Juntos, os vídeos integraram o filme “Interstella 5555”, lançado pelo duo em 2003 como parte visual do disco e com outras animações extras. O profissional também atuou como supervisor da produção.
Na época, o Daft Punk declarou em comunicado (via Omelete):
“Foi durante as primeiras sessões de gravação de ‘Discovery’ que tivemos a ideia de fazer um longa-metragem musical, misturando ficção científica com o decadente mundo do show-business. Então começamos a escrever as histórias com nosso amigo Cédric Hervet enquanto trabalhávamos nas músicas. Como nós três crescemos com os poéticos e enigmáticos mundos criados por Leiji Matsumoto, sonhamos com a possibilidade de trabalhar ao lado dele. Assim, no verão de 2000, voamos até Tóquio para que ele pudesse ouvir o álbum e ler nossa sinopse. Ele nos recebeu muito bem. Ficou entusiasmado com a música e aceitou entrar pra equipe sem pensar duas vezes. Finalmente estávamos prontos para arrancar com o nosso projeto.”
Sobre Leiji Matsumoto
Akira Matsumoto era o nome de batismo de Leiji Matsumoto. Ele nasceu em 1938, em Kurume, na prefeitura de Fukuoka, no Japão,.
O artista publicou seu primeiro mangá, “Mitsubachi no Boken (Honey Bee’s Adventures)”, aos 15 anos. Seu trabalho tratava, sobretudo, de ficções científicas e histórias anti-guerra, inspiradas pela Segunda Guerra Mundial. Ele era casado com a também artista Miyako Maki.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.