O músico inglês Anthony “Top” Topham morreu nesta segunda-feira (23) aos 75 anos. Ele foi o primeiro a ocupar o posto de guitarrista solo do The Yardbirds, participando da fundação da banda com o também guitarrista Chris Dreja, o vocalista Keith Relf, o baixista Paul Samwell-Smith e o baterista Jim McCarty.
Esta formação realizou os primeiros shows do grupo, que se tornou residente do Crawdaddy Club em Richmond, Inglaterra. Quando foi a hora de se tornar uma atração de turnês, o músico saiu, pressionado pela reprovação dos pais e por não querer largar os estudos na escola de artes.
Seu substituto foi Eric Clapton, inaugurando a tríade de lendas da guitarra que passaria pela banda, completa por Jeff Beck e Jimmy Page.
Em entrevista ao livro “Backbeat”, disponível em seu artigo da Wikipedia em inglês, Top falou sobre o conflito de pensamentos.
“Eu tinha apenas 15 anos, três ou quatro anos mais novo que o resto. Meus pais não me deixavam sair cinco ou seis noites por semana para tocar música, mesmo que eu já estivesse levando para casa o dobro do que meu pai ganhava. Eu estava indo para a Epsom Art School e eles queriam que eu levasse isso a sério. Eric Clapton era a pessoa óbvia para me substituir. Mais tarde, não me arrependi de ter saído porque eles se afastaram do blues que eu estava interessado. Mesmo se eu tivesse ficado com eles para me tornar profissional, acho que teria saído mais tarde pelas mesmas razões que Eric saiu.”
Posteriormente, Topham esteve em bandas como o Winston G and the Wicked, onde tocou com Marc Bolan, futuro T-Rex. Ainda excursionou com John Mayall e trabalhou como músico de estúdio da gravadora Blue Horizon, colaborando com nomes como Peter Green e Christine McVie.
Nas décadas seguintes, conciliou as atividades musicais com o trabalho como designer de interiores e pintor. Entre 2013 e 2015, regressou brevemente ao Yardbirds. A causa do falecimento não foi revelada.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.