“That ’90s Show”, uma das principais novidades da Netflix para 2023, é um spin-off e sequência da popular série “That ’70s Show”, agora ambiente durante os anos 1990. Mas você sabia que existiu uma série chamada “That ’80s Show”, que tentou se aproveitar do sucesso da original?
Esta série spin-off foi lançada em 2002, mas você, provavelmente, nunca ouviu falar dela por um simples motivo: ela foi um fracasso completo. Tanto que acabou cancelada antes mesmo de ter sua primeira temporada concluída.
Então, o que aconteceu para “That ’80s Show” não ter dado certo? É o que vamos a seguir. As informações são do Entertainment Weekly, Omelete, Collider, Wikipédia e Screen Rant.
Criação e desenvolvimento
“That ’80s Show” também foi criada pelo canal Fox e seu desenvolvimento começou em agosto de 2001, com a presença da mesma equipe criativa por trás de “That ’70s Show”.
Originalmente, a ideia era criar uma série que fosse mais próxima da original – o plano inicial era trazer algum personagem de “That ’70s Show” para protagonizá-la – antes de a produção optar pela ambientação na década seguinte.
Três meses mais tarde, o canal anunciou que a primeira temporada do spin-off faria sua estreia em janeiro de 2002 e seria composta por 13 episódios.
Na época destes anúncios, Linda Wallem, cocriadora da nova série e sua produtora executiva, revelou que “That ’80s Show” surgiu justamente durante a produção da original.
“Esse show surgiu durante conversas que tivemos enquanto trabalhávamos em ‘That ’70s Show’. Conversávamos sobre o que estávamos fazendo nos anos 1980 e descobrimos que estávamos mais ou menos na mesma situação, nos sustentando com trabalhos que odiávamos, mas que queríamos estar nesse ramo de séries.”
Para ajudar Linda Wallem na concepção do novo show, Terry Turner e Mark Brazill, cocriadores de “That ’70s Show”, também passaram a atuar no novo show.
O elenco contou com a presença de nomes como Chyler Leigh, Britanny Daniel, Glenn Howerton, Tinsley Grimes e Eddie Shin, relativamente desconhecidos na época.
O enredo se passa precisamente no ano de 1984, na cidade de San Diego. Os principais protagonistas eram o casal Corey Howard (Howeton) e June Tuesday (Leigh), mas alguns amigos dos dois também tinham seus momentos de destaque.
“That ’80s Show” praticamente não tinha nenhuma ligação com a série que a inspirou – com a exceção de sua equipe de produção, como você já notou. A única conexão que foi feita pelo spin-off era o fato de que Corey Howard era primo de Eric Forman, um dos protagonistas de “That ’70s Show”. E só.
Em momento algum as histórias das duas séries se cruzaram ou ocorreu algum tipo de crossover entre seus personagens.
O fracasso de “That ’80s Show”
Não demorou muito para ficar claro que a série não deu certo. O primeiro episódio de “That ’80s Show” foi detonado pela crítica especializada.
Como consequência, sua audiência nos episódios seguintes foi tão baixa que a produção logo foi cancelada pela Fox assim que o penúltimo capítulo foi exibido.
Existem alguns motivos que explicam o fracasso do spin-off. Um deles, por exemplo, era o fato de “That ’80s Show” praticamente basear seu humor – que foi considerado sem graça para muitos – em referências aos anos 1980.
Enquanto isso, “That ’70s Show” fazia o oposto: os anos 1970 serviam apenas de fundo para o enredo, que era focado no desenvolvimento de seus personagens.
A ambientação do spin-off também não foi poupada. Por exemplo, uma das personagens, Katie Howard, era uma ambientalista convicta, mas isso em uma época na qual este assunto estava apenas engatinhando.
Já o punk rock, que esteve muito presente nos anos 1980, se viu representado apenas na figura de June. O uso de cocaína também foi referenciado – com direito aos sons que remetiam o consumo da droga – pelo spin-off, algo que não pegou muito bem.
Outro ponto mencionado pelas críticas foi o fato de o público não ter tido tempo de ter aquele sentimento de nostalgia. Enquanto “That ’70s Show” estreou quase 20 anos após o término da época em questão, “That ’80s Show” foi lançado apenas 13 anos depois de os anos 1980 terem se encerrado.
Mais uma razão citada para o fracasso é que o spin-off era protagonizado por jovens adultos, enquanto a original era estrelada por protagonistas adolescentes. Desta forma, o público também não conseguiu criar esses laços nostálgicos com a década, já que eram apenas um pouco mais velhos ou até tinham a mesma idade que seus personagens.
Por fim, o enredo do show também não ajudou em outro ponto: de um episódio para outro, era comum ver as personalidades e histórias de muitos personagens serem modificadas drasticamente, o que prejudicou qualquer chance de identificação.
Um dos poucos pontos positivos de “That ’80s Show” foi a química entre Corey e June, que praticamente salvou a série de ser um fiasco completo.
Deu para entender por que “That ’80s Show” não deu certo, não concorda? Os fãs apenas esperam que a lição tenha sido aprendida e que esses erros não se repitam em “That ’90s Show”, a sequência da original que está disponível na Netflix.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.