A demonstração de ignorância por internautas que criticaram o Pink Floyd por uma postagem celebrando os 50 anos de “The Dark Side of the Moon” deixou muita gente impressionada na última sexta-feira (20).
A arte divulgada nas redes sociais fazia uso das cores do arco-íris em referência à capa do clássico disco, lançado em 1973, antes mesmo da criação da bandeira LGBTQIA+. Contudo, pessoas que se dizem fãs da banda acusaram o grupo de fazer referência à causa – o que não teria o menor problema se o fizessem, mas não era o caso.
Por incrível que pareça, esta não foi a primeira vez que algo semelhante envolvendo Pink Floyd, arco-íris e ignorância aconteceu na internet. E o mais conhecido episódio aconteceu no Brasil.
Em 2017, uma postagem feita pela Polenguinho no Facebook causou polêmica por fazer uma homenagem à mesma capa de “The Dark Side of the Moon”. Porém, alguns internautas – que ao menos não se diziam fãs da banda, mas estavam carregados do mesmo preconceito – confundiram a arte com a bandeira LGBTQIA+.
A imagem mostra o produto alimentício recebendo a cor branca e refletindo diversas tonalidades. Nada novo na história, visto que é a reprodução do fenômeno de dispersão da luz branca, demonstrado por Isaac Newton no século 17. A legenda dizia:
“Dark Side da Fominha: você não vai parar de ouvir até comer um Polenguinho.”
Polenguinho e Pink Floyd
Apesar da referência estar clara, alguns internautas pensaram que a Polenguinho, na verdade, estava promovendo “ideologia de gênero” com as cores presentes na capa de “The Dark Side of the Moon”. “Até Polenguinho fazendo ideologias de gênero. Na boa, empresa põe arco-íris, já está incitando o fato. Menos um produto em meu lar e dos meus familiares”, disse um internauta.
Diante da polêmica, a empresa precisou se manifestar. Além de esclarecer a referência, o comunicado deixa claro que a marca alimentícia tem “máximo respeito pela causa” LGBTQIA+ e preza “pela paz, pelo respeito e pela igualdade”.
“Nossa equipe teve como inspiração a capa do álbum ‘The Dark Side of The Moon’, da banda Pink Floyd, para ‘brincar’ com o conceito de fominha, tão utilizado quando o assunto é Polenguinho. Prezamos pela paz, pelo respeito e pela igualdade em nossa comunidade aqui. Embora não tenhamos feito alusão ao movimento LGBT+, temos máximo respeito pela causa.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.
o mais incrível, é não ser um arco-íris. o feixe de luz colorida, está em linha reta. Para ser um arco-íris, teria que ser um arco . Tenho camisas com a capa do The Dark Side e nunca antes na história do Brasil, sofri preconceito.
O nível mental caiu, piorou.
Bolsominions são em suma muito ignorantes e falsos moralistas cristãos!!! Sugiro aos “conservadores cristãos” q, da próxima vez q virem um arco-íris no céu, lembrem q.foi o próprio Deus q o criou e virem ateus, pois até o Senhor é um “comunista favorável a ideologia de gênero”.♂️
Tem mais! Segundo a Bíblia, o arco-íris seria um símbolo da aliança de Deus com o seu povo. Mas o ódio na cabeça dessa gente é tão absurdo que parece impossível de consertar.