A relação entre Robert Plant e John Bonham era a mais fraterna entre os membros do Led Zeppelin. O vocalista e o baterista já haviam tocado juntos em dois grupos antes, o Crawling King Snakes e a Band of Joy.
Essa proximidade foi o que acabou colocando o falecido espancador de peles e pratos na banda. Inicialmente, as opções de Jimmy Page seriam B.J. Wilson (Procol Harum) ou Paul Francis. Porém, após assistir uma performance de Bonham com o cantor americano Tim Rose, tudo mudou – obviamente, também apoiado em uma recomendação de Plant.
Sendo assim, que músicas fazem o cantor lembrar o saudoso companheiro? O próprio respondeu à Vulture.
“Diria que ‘Achilles Last Stand’ é a primeira. Depois ‘When the Levee Breaks’. Foi uma gravação absolutamente impressionante, ele toca um groove sexy, ridiculamente descontraído e contido. Mas continuo pensando nele tocando ‘Achilles’. Você só precisava ouvir o que aqueles três caras estavam fazendo no estúdio. Jonesy usou o baixo Alembic de oito cordas. E o solo de Jimmy? É realmente algo. Às vezes, eu realmente precisava pegar um pouco de supercola e me colar na fita de alguma forma com uma contramelodia, porque era implacável. Quase não havia como escrever algo e torná-lo uma performance vocal junto com a incrível instrumentação. Não havia muito o que fazer, exceto o que acabei fazendo nessa em específico.”
John Bonham e Led Zeppelin
John Bonham morreu em 25 de setembro de 1980, aos 32 anos. O Led Zeppelin anunciou o encerramento das atividades logo a seguir. Apesar de alguns reencontros para shows eventuais, a banda nunca se reuniu em tempo integral. E Plant nunca escondeu que a ausência do amigo foi o principal motivo para isso.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.