Como foi criado o Kiss Army, segundo Paul Stanley e quem esteve lá

História é contada por músico de forma exagerada; fã-clube surgiu em pequena cidade americana graças a dois adolescentes em oposição a rádio local

  • Leia mais sobre:
  • Kiss

Em entrevista publicada recentemente, o vocalista e guitarrista Paul Stanley abordou a grande dedicação dos fãs do Kiss e trouxe à tona uma curiosa versão do surgimento do fã-clube da banda, também conhecido como Kiss Army. A declaração foi registrada pelo podcast “Life in the Stocks”, em episódio gravado durante o cruzeiro anual do grupo, o Kiss Kruise.

Na conversa, ocorrida em outubro de 2022 e transcrita pela Classic Rock, Stanley exaltou os admiradores ao posto de melhores do mundo.  

“Quando outras bandas dizem que seus fãs são os melhores do mundo, eles só dizem isso porque sabem que não são. Esses são os melhores fãs, e sempre foram. É por isso que é chamado de Kiss Army (Exército do Kiss): porque começou como um exército de voluntários.”

- Advertisement -

O músico ainda se aprofundou na história da fundação do Kiss Army. Nascido graças a mobilização de admiradores contra o boicote de uma rádio, mais tarde, em 1975, se tornou o fã-clube oficial da banda. 

“Não começou conosco, começou com um bando de caras em Terre Haute, Indiana (Estados Unidos), que queriam que a música do Kiss tocasse em uma estação de rádio que não tocava. E eles foram até a estação e disseram: ‘se vocês não tocarem músicas do Kiss até às cinco horas hoje, nós vamos cercar o prédio’. A estação de rádio achou que era mentira.

Bem, a estação foi cercada por milhares de fãs, e eles começaram a tocar músicas do Kiss. Esse foi o começo do Kiss Army. Os melhores exércitos são exércitos voluntários e vocês são a prova. Amamos vocês e não estaríamos aqui sem vocês, então Deus abençoe a todos vocês.”

A versão dos fundadores do Kiss Army

Diferente da versão floreada compartilhada por Paul Stanley, a iniciativa contra a estação de rádio, chamada WVTS, foi mobilizada por duas pessoas – Bill Starkey e Jay Evans – e não por milhares de fãs. A dupla dos então adolescentes lutou contra a recusa da rádio ao intensificar os pedidos de músicas da banda por telefone e cartas, assinando com o nome Kiss Army.

Leia também:  O músico que personifica a essência do Nirvana segundo Dave Grohl

Em entrevista à My Wabash Valley, Starkey apresentou sua versão da história. 

“Começamos a ligar para a estação de rádio [WVTS] e pedimos que tocassem músicas do Kiss. Isso durou vários meses. Às vezes eles faziam coisas para nos atormentar. Eles tocavam Kiss tarde da noite quando ninguém estava ouvindo, ou tocavam Kiss e não diziam que era Kiss, então Jay e eu ligávamos para eles e conversávamos com eles.”

A relação inicialmente conflituosa com o diretor de programação da rádio se tornou, mais tarde, uma parceria para promover o show da banda que aconteceu em Terre Haute, cidade com aproximadamente 57 mil habitantes, em 21 de novembro de 1975. 

“Ele disse: ‘Ouça, sabe aquelas cartas estúpidas que vocês estavam escrevendo, duas semanas antes do show? Por que você não me escreve uma todos os dias para que a gente as leia no ar durante o programa da hora do rush?’”

A iniciativa rapidamente atraiu outros fãs, que entraram em contato com a WVTS para se juntar ao Kiss Army. A apresentação teve ingressos esgotados e Bill Starkey e Jay Evans receberam, nos bastidores do evento, a proposta do então empresário do grupo, Bill Aucoin, para transformar a iniciativa no fã-clube oficial do Kiss.

Starkey se disse surpreso com o desfecho da situação.

“Não tínhamos ideia de que o Kiss iria comprar a ideia ou que eles gostariam do que estávamos fazendo e gostariam de usá-lo como um fã-clube.”

Em 2010, em comemoração aos 35 anos do Kiss Army, a cidade de Terre Haute declarou o dia 21 de novembro como “Kiss Army Day”. 

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

  • Leia mais sobre:
  • Kiss
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo foi criado o Kiss Army, segundo Paul Stanley e quem esteve...
Tairine Martins
Tairine Martinshttps://www.youtube.com/channel/UC3Rav8j4-jfEoXejtX2DMYw
Tairine Martins é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Administra o canal do YouTube Rock N' Roll TV desde abril de 2021. Instagram: @tairine.m

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades