A atriz italiana Gina Lollobrigida morreu aos 95 anos. A agência de notícias ANSA divulgou a informação nesta segunda-feira (16).
Até o momento, a causa do óbito não foi revelada. Segundo o jornal Corriere della sera, Lollobrigida estava internada em um hospital em Roma, na Itália. No fim do ano passado, a artista, que ficou conhecida como “a mulher mais bonita do mundo” na época de sua juventude, passou por uma cirurgia após fraturar o fêmur em um acidente doméstico.
Gennaro Sangiuliano, ministro da Cultura da Itália, lamentou o ocorrido ao se pronunciar pelo Twitter:
“Adeus a uma diva do cinema, protagonista de mais de meio século de história do cinema italiano. Seu encanto continuará eterno.”
Sobre Gina Lollobrigida
Nascida em 4 de julho de 1927, na aldeia de Subiaco, na Itália, Gina Lollobrigida começou no cinema em 1946, sendo o filme “Águia Negra” um dos primeiros com sua participação. Anos depois, em 1949, ela ganhou destaque ao estrelar os sucessos de seu país “Campane a Martello” (“A Volta da Perdida”) e “La Sposa Non Può Attendere” (“A Noiva Não Pode Esperar”).
Em 1950, o produtor Howard Hughes levou a italiana para Los Angeles, nos Estados Unidos, quando a relação da atriz com Hollywood se iniciou de fato. Ao longo da carreira, ela protagonizou longas junto de Frank Sinatra (“Quando Explodem as Paixões”), Sean Connery (“Mulher de Palha”) e Marcello Mastroianni (“A Lei dos Crápulas”), além de obras clássicas como “O Corcunda de Notre Dame” e “Salomão e a Rainha de Sabá”, entre outros.
Nos anos 70, deixou as produções cinematográficas e passou a se dedicar ao fotojornalismo. A artista foi responsável por imagens do ator Paul Newman, do pintor Salvador Dalí, da atriz Audrey Hepburn, da cantora Ella Fitzgerald, dentre outras personalidades. Tais fotografias ficaram disponíveis em livros.
Sua última aparição no cinema aconteceu em 1997, no filme “XXL”. Posteriormente, em 1999, Lollobrigida tentou entrar para a política, quando concorreu ao Parlamento Europeu, sem sucesso. No ano passado, anunciou sua candidatura ao Senado italiano pelo partido de esquerda Itália Soberana e Popular, inspirada pela trajetória de Mahatma Ghandi. Novamente, ela não foi eleita.
Gina já recebeu indicações ao Globo de Ouro e ao BAFTA, importantes premiações da TV e do cinema. Em 2018, foi homenageada com uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.