Como os Beatles foram parar na capa de “Their Satanic Majesties Request”, dos Rolling Stones

Presença da imagem do Fab Four na arte seria uma mensagem de paz entre as bandas, apesar dos boatos de rivalidade

Em dezembro de 1967 os Rolling Stones lançaram o álbum “Their Satanic Majesties Requests”, que seguia o embalo da sonoridade psicodélica que os Beatles vinham fazendo no momento. As referências não param por aí, já que a capa do disco dos Stones trouxe subliminarmente em sua arte de capa a imagem dos quatro integrantes do grupo colega.

Meses antes, em maio, o Fab Four havia lançado “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, também com um easter egg do grupo de Mick Jagger. Em meio às várias representações na arte, há uma boneca da atriz Shirley Temple com um suéter que dizia “WMPS Good Guys Welcome the Rolling Stones”. 

- Advertisement -

O elo entre as duas capas é Michael Cooper, fotógrafo que fez ambos os registros. Décadas após sua morte em 1973, seu filho Adam trouxe à tona em entrevista para o Vulture o que levou os Rolling Stones a retribuirem tal menção. A rivalidade entre os grupos criada pela mídia foi apontada como motivo.

“A imprensa britânica estava inventando constantemente rumores de que a relação entre os Beatles e os Stones sempre foi ruim, e eles apresentavam essa imagem de bad boy dos Stones e a imagem limpa dos Beatles e tudo mais. Foi uma invenção completa da imprensa. As pessoas acreditaram, então os Stones, em 1967, disseram: ‘Já estamos fartos dessa m#rda. Vamos tentar nos comunicar através da capa para dizer ao público que isso não é verdade’.”

A troca de referências nas capas dos álbuns foi como um tratado de paz. 

“O que você vê na capa do ‘Their Satanic Majesties Request’, entre as flores, são os rostos dos quatro Beatles. E no ‘Sgt. Pepper’s’, que foi lançado no início do mesmo ano, você vê a boneca no canto direito da capa, que diz ‘Welcome the Rolling Stones’. Era a maneira deles se comunicarem silenciosamente entre si, mas também com o público, para dizer: ‘Isso tudo é um monte de mentiras. Temos ótimas relações com os Beatles. Temos um grande respeito por eles’.”

Leia também:  O ato que mostra como o Queen “queimava” dinheiro nos anos 80

Rolling Stones evitou embate com os Beatles

Adam Cooper ainda revelou que os Rolling Stones atrasaram o lançamento do álbum para não causar conflito comercial com “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”.

“Keith Richards disse que pegou o telefone e ligou para John [Lennon] ou Paul [McCartney] perguntando: ‘Ei, como está indo seu novo álbum?’ E eles disseram: ‘Vai ser lançado em algumas semanas’. E nós dissemos: ‘O nosso também está pronto, mas vamos adiar para não entrar em conflito’. Era assim o relacionamento deles.”

A capa de “Their Satanic Majesties Request”

Após a repercussão da capa de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, Keith Richards procurou Michael Cooper para um resultado similar em “Their Satanic Majesties Request”. Porém, com menos recursos que o Fab Four, o cenário da imagem foi criado e dirigido pelo próprio Cooper com auxílio dos membros do Rolling Stones que contribuíram na confecção.

O orçamento limitado também afetou o projeto original que previa uma capa tridimensional, que só se tornou realidade em uma edição especial com cerca de 500 cópias.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo os Beatles foram parar na capa de “Their Satanic Majesties Request”,...
Tairine Martins
Tairine Martinshttps://www.youtube.com/channel/UC3Rav8j4-jfEoXejtX2DMYw
Tairine Martins é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Administra o canal do YouTube Rock N' Roll TV desde abril de 2021. Instagram: @tairine.m

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades