Por que Paul McCartney optou por piano na música “Let It Be”

Beatle garante que apenas seguiu o instinto e usou o instrumento que tinha mais próximo no momento de inspiração

“Let It Be” é uma das músicas dos Beatles que possui maior teor emocional. Faixa-título do último álbum lançado pelo grupo, também foi o single derradeiro antes do anúncio do rompimento.

A letra também comove, especialmente pela inspiração, vinda de um sonho de Paul McCartney com sua saudosa mãe o confortando em meio a uma série de problemas pessoais e profissionais.

- Advertisement -

Há ainda a melodia, pontuada pelo piano desde sua introdução. Em entrevista à revista GQ, o músico explicou que a ideia de usar o instrumento surgiu de forma totalmente espontânea, como de praxe.

“Não sei. Sabe, às vezes você apenas senta ao piano, e às vezes não há piano, então você toca violão. Não é como uma fórmula. É exatamente o que você sente e tem em mãos no momento. Nesta em particular, havia um piano no meu quarto, então eu meio que a escrevi nele. Ainda é uma música de piano quando a toco ao vivo.”

Paul McCartney e a inspiração

Em relação ao ponto de partida da composição, Macca relembrou a mensagem que interpreta ter recebido da genitora.

Leia também:  Por que Ian Anderson se recusou a conhecer Elvis Presley

“Eram os anos 1960 e estávamos sendo massacrados na maior parte do tempo. Fui para a cama e não estava me sentindo muito bem comigo mesmo. Foi então que, em meu sonho, minha mãe veio até mim. Ela tinha morrido uns 10 anos antes. Quando alguém que você perdeu volta em um sonho, é um momento milagroso porque você está com eles. E sua mente não diz ‘Espere um minuto. Você não deveria estar aqui.’ Só quer estar com eles.

Ela parecia perceber que eu estava passando por dificuldades e disse: ‘Vai ficar tudo bem. Você vai ficar bem. Apenas deixe estar (let it be)’. Eu me senti ótimo, acordei e pensei: ‘O que foi isso?’ E me lembro de ter pensado: ‘O que ela disse?’ Então me sentei em frente ao piano e escrevi a música.”

Beatles e “Let It Be”

“Let It Be”, a música, chegou ao topo de 11 paradas internacionais, incluindo a dos Estados Unidos. Ainda foi top 10 em outros 8 charts.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Paul McCartney optou por piano na música “Let It Be”
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades