Apesar de não ser um dos membros originais, o tecladista Jonathan Cain assumiu a liderança do Journey praticamente desde sua entrada, em 1980. O músico compôs alguns dos grandes clássicos da fase mais popular da banda que simboliza o AOR.
Em entrevista ao My Global Mind, o instrumentista creditou um ex-colega por ajudá-lo a se desenvolver, especialmente no aspecto lírico: o vocalista Steve Perry.
“O que me faltava no início da minha carreira eram apenas as letras. Quando conheci Steve, ele me ajudou, assim como eu o ajudei em outros aspectos. No The Babys, John Waite me ajudou. Michael Bolton e eu tivemos boa parceria. Até com Peter Frampton fiz coisas boas. Quando você se torna confiante, não há medo de não conseguir.”
Um dos exemplos citados por Cain é a música “Only the Young”, lançada como single em 1985, após ter entrado na trilha do filme “Vision Quest” (“Em Busca da Vitória”, no Brasil).
“Levei 4 semanas para captar a ideia que Steve queria transmitir. Quando aconteceu, a coisa simplesmente fluiu. Às vezes é preciso paciência e não ter medo de falhar.”
Jonathan Cain além do Journey
Filho de italianos, Jonathan Leonard Friga nasceu em Chicago. Começou a ter aulas de música aos oito anos. Em 1958, foi um dos sobreviventes do incêndio na escola católica Our Lady Of The Angels, que vitimou 92 estudantes e 3 freiras.
Proficiente em diversos instrumentos, começou a carreira profissional com a própria banda, se juntando ao The Babys em 1979. Após dois discos, foi chamado para substituir o tecladista Gregg Rolie no Journey.
No final dos anos 1980, participou do Bad English, que misturava membros de suas bandas posteriores. O projeto durou dois discos. Desde 2016, dedica sua carreira solo à música gospel.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.