Morreu na última segunda-feira (21), aos 75 anos de idade, o guitarrista Wilko Johnson, conhecido especialmente por seu trabalho no Dr. Feelgood na década de 1970. A causa não foi informada oficialmente, mas o Daily Mail afirma que ele faleceu em decorrência de um câncer no pâncreas – doença da qual ele anunciou ter sido curado em 2014 após um diagnóstico equivocado e uma cirurgia.
Até pouco tempo atrás, Johnson estava fazendo shows e turnês com sua banda solo, a The Wilko Johnson Band, seu principal projeto desde a saída do Dr. Feelgood em 1977. Em nota, a família do músico declarou:
“Esse é o anúncio que nós nunca quisemos fazer, e os estamos fazendo, em nome da família de Wilko e da banda, com muito peso no coração: Wilko Johnson morreu. Ele faleceu em casa, na noite de segunda-feira, 21 de novembro de 2022. Obrigado por respeitarem a privacidade da família de Wilko nesse tempo tão triste, e obrigado a todos por terem sido um apoio tremendo por toda a vida incrível de Wilko.
Descanse em paz, Wilko Johnson”
Sobre Wilko Johnson
Conhecido pelo estilo de tocar, usando os dedos da mão direita nas cordas ao invés de uma palheta, Wilko Johnson é considerado um dos pais do punk rock britânico, ainda que seu estilo tenha sido bem mais orientado ao chamado pub rock. O reconhecimento veio devido aos 4 discos que gravou com o Dr. Feelgood, grupo que propunha uma volta às origens do rock, mas com intensidade.
Após deixar o grupo, apostou em uma carreira solo que foi bastante prolífica especialmente na década de 1980. Envolveu-se ainda em projetos como o Solid Sensers e Ian Dury & The Blockheads.
Em 2013, Johnson foi diagnosticado com um tipo raro e extremamente agressivo de câncer no pâncreas. Foi dito ao artista que ele teria apenas alguns meses de vida. Ele optou por não receber tratamento e continuou fazendo shows e gravando normalmente.
No ano seguinte, porém, foi revelado que ele havia sido diagnosticado de forma errada: o problema de saúde era bem menos agressivo e tratável. O músico foi submetido a uma cirurgia de 11 horas que retirou um tumor de 3 kg e lhe deu garantia de vida.
Na época, ele colaborou com o vocalista Roger Daltrey (The Who), no álbum “Going Back Home” (2014), que ele acreditou que seria o último de sua vida. Johnson gravou e fez shows por mais 8 anos.
Entre os fãs de séries de TV, o músico também é conhecido por ter interpretado o personagem Ser Ilyn Payne em “Game of Thrones”. O trabalho foi realizado em quatro episódios das duas primeiras temporadas da produção.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.