Quando Daniel Johns notou que o Silverchair era mais negócio do que família

Em desabafo nas redes sociais, Johns revelou ter sido pressionado pela banda quando enfrentava graves problemas de saúde

O Silverchair encerrou atividades em 2011 e desde então o frontman Daniel Johns tem dito que não quer retomar o projeto. Uma recente publicação nas redes sociais parece evidenciar as razões.

O músico refletiu sobre como problemas de saúde o levaram a entender o grupo como um empreendimento que não iria durar. O assunto foi abordado após ele relembrar véspera do lançamento do álbum “Diorama” (2002), período que precisou se afastar das atividades para tratamentos. 

“Olhando em retrospecto, acredito que a ansiedade de como o álbum seria recebido, assim como o preço que minha batalha contra a anorexia havia cobrado anteriormente do meu sistema imunológico, se juntaram para me atacar. Mais tarde fui diagnosticado com artrite reativa. Um espeicalista me disse que eu deveria dizer ‘adeus’ à minha família sempre que fosse dormir, pois ele achava que eu iria morrer.”

- Advertisement -

Para Johns, a ocasião trouxe uma epifania quanto à sua relação com a “máquina Silverchair”. 

“Nesse momento, percebi que grande parte da máquina Silverchair era mais um negócio do que uma família. Eu me sentia pessoalmente responsável pelas pessoas da nossa equipe que não podiam trabalhar por causa da minha doença. Enquanto estava sob um tratamento exaustivo tanto aqui quanto no exterior, entendi muito rápido quem me amava como um ser humano e quem precisava de mim como um ‘performer’. Eu precisava muito de um amigo naquela época – em vez disso, tive colegas descontentes.”

Daniel Johns pressionado

Ao contrário do apoio emocional esperado durante o tratamento, Daniel Johns afirma que foi duramente pressionado pela equipe para retornar à turnê. Ele conta que chegou a ser questionado quanto à veracidade dos problemas de saúde que enfrentava. 

“Quando meu telefone tocava, geralmente era alguém perguntando se eu estava pronto para voltar para a turnê. Uma pessoa da equipe até me perguntou se eu estava doente de verdade e que ‘talvez eu só não queria promover o álbum e eu devia me forçar a fazer turnê em vez de ficar de mimo em casa’.”

Johns concluiu a postagem dizendo que o período despertou um sentimento de que o Silverchair não duraria.

“Fizemos alguns shows mágicos de ‘retorno’. Eu recuperei minha vida, mas, para ser honesto, a partir deste ponto, nunca mais senti que o Silverchair duraria.”

https://www.instagram.com/p/Ca76NABB82d/

Silverchair e “Diorama”

Lançado em 31 de março de 2002, “Diorama” foi o quarto trabalho de estúdio do Silverchair e primeiro a contar com Daniel Johns como produtor. Com a influência da música barroca e a presença de metais e piano, o álbum se afastou da sonoridade estabelecida anteriormente pelo grupo.

Como resultado, o material quase foi engavetado pela gravadora, conforme revelado por Johns no podcast “Who is Daniel Johns?”.

“A gravadora me dizia ‘Isso não vai funcionar’, ‘que tal a gente remover as cordas e os metais do disco?’ e eu disse ‘que tal você ir se ferrar?’. Eu lembro que a gravadora me trancou num quarto de hotel e me pediu por um single de rock e eu respondi ‘o álbum está finalizado’.”

Embora não tenha repetido os resultados de seus antecessores em mercados como Estados Unidos e Reino Unido, “Diorama” foi um enorme sucesso na Austrália, terra natal da banda. Chegou ao topo das paradas locais e conquistou certificação de platina tripla.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando Daniel Johns notou que o Silverchair era mais negócio do que...
Tairine Martins
Tairine Martinshttps://www.youtube.com/channel/UC3Rav8j4-jfEoXejtX2DMYw
Tairine Martins é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Administra o canal do YouTube Rock N' Roll TV desde abril de 2021. Instagram: @tairine.m

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades