...

Por que “The Ecstasy of Gold” abre os shows do Metallica, segundo James Hetfield

De acordo com James Hetfield, ideia veio do primeiro empresário da banda, Jon "Jonny Z" Zazula, após péssima ideia inicial

Desde 1983 o Metallica usa “The Ecstasy of Gold”, composição de Ennio Morricone para o filme “Il buono, il brutto, il cattivo” (“Três Homens em Conflito” / “The Good, the Bad and the Ugly”), na abertura de seus shows. Em determinadas turnês, até mesmo cenas do longa são exibidas nos telões.

Qual a história por trás do uso dessa música para iniciar apresentações? Em 2014, durante participação no Mill Valley Film Festival (transcrita pelo Blabbermouth), o vocalista e guitarrista James Hetfield respondeu a esta pergunta.

- Advertisement -

Inicialmente, ele falou sobre sua relação com o filme:

“Não lembro qual foi a primeira vez que assisti, mas virei fã de Clint Eastwood. Foi um dos meus primeiros mentores, alguém que eu queria imitar. Eu me identifiquei com cada personagem nesse filme: o bom, o mau e o feio. Cada um tinha sua maneira de sobreviver: como encaravam o deserto, a guerra e tudo o mais. E, claro, Clint era o cara mais legal.”

Por já conhecer o filme, o músico não estranhou a ideia de ter “The Ecstasy of Gold” para abrir os shows – especialmente porque a ideia anterior não era das melhores.

“Na parte do filme em que toca ‘The Ecstasy of Gold’, ela passa aquela sensação de tensão, quase de euforia. Tentamos transmitir isso ao público. Virou nossa introdução fixa porque a primeira ideia de introdução era horrível: um coração batendo e ficando cada vez mais rápido. Nosso primeiro empresário disse: ‘isso é uma m*rda, vocês podem fazer melhor que isso’. Então, ele nos sugeriu ‘The Ecstasy of Gold’ e foi uma das melhores coisas que ele já fez.”

Metallica e “The Ecstasy of Gold”

O empresário citado por James Hetfield é Jon “Jonny Z” Zazula, fundador da Megaforce Records, primeira gravadora a assinar contrato com o Metallica. Em entrevista ao Loudwire, o manager, falecido no início de 2022, contou que sempre foi um grande fã de Ennio Morricone.

“Eu estava procurando por uma música de introdução para tocar antes da performance do Metallica no palco. Algo emocionante para deixar a plateia preparada. Eu estava discutindo a possibilidade de usar ‘The Trio’ (do mesmo filme), por causa das cornetas na parte final da música. Porém, ‘The Ecstasy of Gold’ acabou vencendo.”

Criador de várias trilhas sonoras icônicas do cinema, Ennio Morricone morreu em 6 de julho de 2020, aos 91 anos, após sofrer uma queda em casa.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que “The Ecstasy of Gold” abre os shows do Metallica, segundo...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

1 COMENTÁRIO

  1. Conheci a música através de filmes em VHS que meu pai vai com frequência e assim como meu avô era fã de western.
    Particularmente acho que não tem abertura melhor pra uma banda do que essa música!
    Sou fã de western, acho o Ennio Morricone sensacional e Metallica é a minha banda do coração, ou seja, juntou tudo em um só pacote fantástico!

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades