Devin Townsend consolidou uma extensa e relevante carreira solo na cena do metal progressivo, além de trabalhos com Steve Vai, Strapping Young Lad e mais. Com mais de dez álbuns lançados, e inaugurando uma nova era com o novo álbum “Lightwork”, o músico trouxe à tona seu ponto de vista sobre vários aspectos da profissão.
Em seu canal do YouTube (transcrição via Music Radar), Townsend expôs sua opinião sobre as cinebiografias. O formato entrou em evidência nos últimos anos com o sucesso de filmes como “Bohemian Rhapsody” (2018), sobre o Queen, e “Rocketman” (2019), que retrata a história de Elton John.
“Qualquer um que tenha me seguido ou [seguido] meu trabalho sabe do meu desdém pela pompa e circunstância da indústria da música. Não tenho muito amor pelos mitos dos músicos de rock. E eu odeio cinebiografias. Eu odeio essas coisas, porque é como: ‘e então eles escreveram aquela música…’ É como desafiar de uma forma que eu acho repugnante, e é minha opinião pessoal.”
O posicionamento vem a partir da ideia de que esses mitos criam uma hierarquia que diminui os consumidores de música e cinema.
“Músicos são pessoas. A hierarquia que nos pedem para aderir significa que músicos – ou atores – estão fundamentalmente acima de seu público. Isso para mim é ridículo.”
Com uma extensa turnê europeia marcada para o início de 2023 – como promoção do álbum “Lightwork” -, o músico comentou a drástica transição entre o isolamento da pandemia e a volta aos palcos.
“Saindo de dois anos cuidando dos meus pais, mudando de casa, perdendo amigos, tirando coisas do depósito e ajudando meu amigo com um vício em drogas, e passando por essas coisas normais e humanas, e então, de repente, é: ‘ok, então agora você tem que subir no palco, porque este é o trabalho’. As pessoas não querem ouvir isso; as pessoas querem ser entretidas e seu trabalho é entretê-las. Lembro-me de pensar algumas vezes: ‘não posso mais fazer isso’. Não sei como chegar lá e apenas entreter.”
Devin Townsend e “Lightwork”
O décimo segundo trabalho da carreira solo de Devin Townsend, “Lightwork”, foi lançado no último dia 4 de novembro. O álbum sofreu um atraso em seu lançamento – inicialmente previsto para 28 de outubro – por conta de um problema na fabricação nos formatos físicos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.