Juíza questiona autoria de “Roda Viva” em ação de Chico Buarque contra Eduardo Bolsonaro

Cantor recorreu da sentença da magistrada; advogado ressaltou “omissões e obscuridades na decisão”

Chico Buarque recorreu da sentença proferida pela juíza Monica Ribeiro Teixeira em relação a um processo contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O músico e compositor cobra o político pelo uso da música “Roda Viva” sem sua autorização.

Na ação, Chico pede que o filho do presidente da república, Jair Bolsonaro, retire do ar uma publicação que trazia a canção como trilha sonora e a seguinte legenda: “O Brasil está sob censura. Numa ditadura a 1º a morrer é a liberdade de expressão/imprensa”.

- Advertisement -

O que mais chama atenção na decisão da magistrada do 6º Juizado Especial Cível da Comarca da Capital Lagoa é a argumentação de que a apelação deveria ser indeferida por falta de comprovação de autoria da música em questão.

Leia também:  Bring Me the Horizon vem ao Brasil com Motionless in White, Spiritbox e The Plot in You

De acordo com o G1, Monica usou como argumento:

“A ausência de documento indispensável à propositura da demanda, qual seja, documento hábil a comprovar os direitos autorais do requerente sobre a canção ‘Roda Viva’.”

Advogado do cantor se manifesta

Em contato com o site do Grupo Globo, o advogado de Chico, João Tancredo, ressaltou importante omissões e obscuridades na decisão. Também destacou haver documentos nos autos hábeis a fazer a comprovação de autoria.

“Em se tratando de direitos autorais, não há que se falar na necessidade de apresentação de registro para que se pleiteie a sua proteção em qualquer esfera. Trata-se de uma das músicas mais marcantes da cultura popular brasileira e da história das canções de protesto. A verdade é que não há como não saber que Chico Buarque é o autor de ‘Roda Viva’.”

Chico Buarque e “Roda Viva”

Escrita em 1967 para uma peça de teatro homônima, “Roda Viva” ficou em terceiro lugar no III Festival de Música Popular Brasileira, ocorrido entre setembro e outubro do ano em questão.

Leia também:  Rock in Rio 2024 anuncia Avenged, Evanescence, Journey, Deep Purple e Incubus

Além de ser lançada como single, integrou o repertório do álbum “Chico Buarque de Hollanda – Volume 3”, de 1968.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasJuíza questiona autoria de “Roda Viva” em ação de Chico Buarque contra...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades