Talvez poucas letras de músicas continuem tão relevantes mais de meio século após o lançamento quanto “War Pigs”, do Black Sabbath. Quem atesta é o próprio compositor, Geezer Butler.
Em postagem no Twitter, o baixista elogiou a versão lançada recentemente por Mike Geier, conhecido como o palhaço Puddles Pity Party.
Disse o músico:
“Grande interpretação. Triste que minha letra permaneça relevante. Talvez megalomaníacos como Putin devessem ouvir outra vez.”
Black Sabbath e “War Pigs”
Originalmente, “War Pigs” teve como base de inspiração a Guerra do Vietnã. A proposta de Geezer era mostrar que líderes militares e políticos são as verdadeiras forças satânicas por trás dos males que corroem o mundo.
Em entrevista de 2020 ao Wall of Sound, Butler lembrou:
“O confronto no Vietnã estava assustando todo mundo. Havia uma sensação real de que iria se transformar na Terceira Guerra Mundial. A Austrália e a Nova Zelândia foram arrastadas para isso e, como éramos aliados na Grã-Bretanha, esperávamos que nossa vez chegaria. Isso me deu a inspiração.”
O álbum “Paranoid”
“War Pigs” foi a faixa de abertura de “Paranoid”, segundo disco do Black Sabbath. Lançado em setembro de 1970, é o trabalho mais vendido da banda até hoje, com cerca de 12 milhões de cópias comercializadas em todo o mundo.
As letras deixavam o aspecto fantasioso da estreia um pouco de lado, abordando temas políticos e sociais com maior ênfase. Curiosamente, o álbum quase se chamou “War Pigs”, perdendo o posto para a última música composta, que se tornaria o maior sucesso da carreira do grupo.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.