O Barão Vermelho fez o primeiro Acústico MTV da filial brasileira – Marcelo Nova chegou a realizar um antes, mas apenas como um piloto, servindo como teste para o produto oficial. O show da banda carioca aconteceu em 1991, mas foi lançado só em um box de 2006, que ainda incluía o “Balada MTV” (1999) e o “MTV ao Vivo” (2005).
Em entrevista ao Scream & Yell, o baterista Guto Goffi explicou porque o registro não foi disponibilizado em formato físico à época da gravação.
“Quando a Warner nos procurou, dizendo que a MTV queria fazer um ‘Acústico MTV’ com a gente, nós estávamos fazendo dez anos de banda, de rock’n’roll. A gente não queria fazer uma turnê acústica bem nessa marca. Achamos que isso ia matar a banda, pô, o Barão é uma banda de guitarras. E aí nós recusamos a oportunidade de lançar o disco naquela época. Aí veio Gilberto Gil, Titãs, todo mundo fez, maior sucesso, e o Barão ficou afastado porque a gente recusou. Era para o Barão ser o primeiro, mas poxa, comemorar dez anos de guitarra com um show acústico no banquinho? Ia ser decretar a morte.
Então a gente fugiu do ‘Acústico MTV’, mas acabamos fazendo o programa. Fizemos uns três ou quatro ensaios, bolamos aqueles arranjos tipo ‘Bete Balanço’ meio latino, em que eu toco timbale, foi um show legal. Quem assistiu à gravação curtiu demais. Virou um programa da MTV que foi exibido e acabou. Mas não foi algo pensado, a gente fez como se fosse ali jogar uma pelada na casa do Chico Buarque, só treinamos uma jogadinha e fomos. Não investimos naquilo para ser um disco, não foram arranjos pensados, estudados, diferentemente desse ‘Acústico’ de agora.”
Barão Vermelho 40
Ao final da declaração, Guto Goffi se refere à série documental “Barão 40”, disponibilizada no Globoplay. Dividida em quatro episódios intitulados “Acústico”, “Clássicos”, “Blues & baladas” e “Sucessos”, a produção traz a banda revisitando músicas ao longo da carreira em meio a entrevistas e imagens de bastidores.
As origens do Acústico MTV
Vale destacar que o Acústico MTV surgiu nos Estados Unidos (Unplugged) como mais um programa na grade da emissora. Por isso, as apresentações iniciais tinham menos de meia-hora de veiculação e não eram lançadas. Apenas posteriormente algumas passaram a sair em edições físicas.
No Brasil, poucos foram lançados até o estouro da apresentação dos Titãs, em 1997, desencadeando todo um fenômeno que dominou o mercado, virando até mesmo turnê.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.