Lançado em 2004, o filme “As Branquelas” se tornou uma espécie de clássico moderno da comédia. Para alguns, porém, a obra não se encaixaria bem nos dias atuais devido a algumas piadas e retratações de personagens, especialmente no que diz respeito ao whiteface – tipo de performance em que se usa uma maquiagem branca para retratar uma pessoa com tal cor de pele.
Marlon Wayans, que protagonizou o longa junto do irmão Shawn, não concorda com isso. Em entrevista ao BuzzFeed, o ator criticou o hábito atual de se analisar obras antigas sob uma perspectiva mais atualizada e problematizadora.
“Eu não sei em que planeta estamos, onde você acha que as pessoas não precisam rir, e que as pessoas precisam ser censuradas e canceladas. Se uma piada vai me fazer cancelado, obrigado por me fazer esse favor. É triste que a sociedade esteja nesse lugar onde não podemos mais rir.”
Ainda durante o bate-papo, Marlon definiu como “maldita” a atual geração e declarou que não irá se preocupar com regras estabelecidas por “pessoas medrosas” e “executivos assustados”.
“Não vou ouvir essa maldita geração. Não vou ouvir essas pessoas: essas pessoas medrosas, esses executivos assustados. Vocês todos fazem o que querem? Ótimo. Eu ainda vou contar minhas piadas do jeito que as conto. E se você quiser fazer algum dinheiro, vamos nessa. Se não, então vou arrumar um jeito de fazer isso por conta própria.”
Sobre “As Branquelas”
Embora tenha recebido algumas críticas negativas no período em que foi lançado, “As Branquelas” foi um enorme sucesso de bilheteria. Arrecadou mais de US$ 113 milhões frente a um investimento de US$ 37 milhões. Tornou-se ainda um clássico da TV por assinatura, com presença garantida na programação de várias emissoras fechadas.
Desde 2009 se fala em uma sequência do longa, que foi dirigido por Keenan Ivory Wayans, o terceiro dos irmãos Wayans envolvido no projeto. Contudo, a ideia nunca foi anunciada.
Os comentários mais recentes a respeito dela foram de Terry Crews, intérprete do personagem Latrell Spencer. Segundo ele, o projeto existe, mas ainda não pode ser oficialmente confirmado.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.