Soilwork experimenta novos e complexos caminhos em “Övergivenheten”

Décimo-segundo álbum de estúdio da banda sueca é denso e precisa de várias audições para ser compreendido

Ninguém pode criticar o Soilwork por acomodação. A banda sueca evolui e busca novos caminhos a cada disco, acrescentando elementos e criando uma sonoridade muito própria. “Övergivenheten” – palavra em sueco que significa abandono – é o 12º trabalho de inéditas do grupo e marca a efetivação do baixista Rasmus Ehrnborn, que já vinha excursionando como membro convidado.

No comunicado à imprensa divulgado meses atrás, os músicos destacavam que se tratava do álbum mais complexo e elaborado que já fizeram. De fato, se trata de algo diferente em comparação a orgulhos do passado como o indefectível “Natural Born Chaos” (2002) ou “Stabbing the Drama” (2005), maior sucesso do grupo na parada de sua terra natal. Porém, também era esperado, dada a proposta dos comandados pelo vocalista Björn “Speed” Strid desde os primórdios.

- Advertisement -

O melodic death metal de outrora é cada vez mais melódico, com aproximações ao progressivo em vários momentos. Até por isso, se torna quase impossível absorver toda a dinâmica escutando o play poucas vezes – são 14 faixas e mais de uma hora de duração. Destaques individuais vão para a bem construída “Electric Again”, o sopro do passado em “Is It In Your Darkness” e a performance coletiva espetacular em “This Godless Universe”, melhor momento do tracklist.

O Soilwork de outrora não existe mais. Há aspectos positivos e negativos nesta constatação. Não dá para negar que se trata da formação mais rica musicalmente do que se convencionou chamar de Gothemburg Sound. Dito isso, “Övergivenheten” exige paciência e mente aberta do ouvinte.

Ah, e “Death, I Hear You Calling” poderia facilmente entrar no repertório da outra banda de Speed, o The Night Flight Orchestra.

Ouça “Övergivenheten” a seguir, via Spotify, ou clique aqui para conferir em outras plataformas digitais.

O álbum está na playlist de lançamentos do site, atualizada semanalmente com as melhores novidades do rock e metal. Siga e dê o play!

Soilwork – “Övergivenheten”

  1. Övergivenheten
  2. Nous Sommes la Guerre
  3. Electric Again
  4. Valleys of Gloam
  5. Is It in Your Darkness
  6. Vultures
  7. Morgongåva/Stormfågel
  8. Death, I Hear You Calling
  9. This Godless Universe
  10. Dreams of Nowhere
  11. The Everlasting Flame
  12. Golgata
  13. Harvest Spine
  14. On The Wings Of A Goddess Through Flaming Sheets Of Rain

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioLançamentosSoilwork experimenta novos e complexos caminhos em “Övergivenheten”
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades