O YouTube serve como plataforma para vários músicos prestarem tributos a suas influências e mostrar suas habilidades através de tributos. Mas o baterista George Fludas está indo um passo (muito) além na sua homenagem a John Bonham. O instrumentista está reproduzindo shows completos do Led Zeppelin, com performances detalhadas e variações feitas nos arranjos do saudoso instrumentista.
Chamado Bonhamology, o canal tem como base o porão da casa de George e sua família em Chicago. Não é raro ter uma geladeira visível atrás dele durante os registros. Como destaca a Rolling Stone em artigo:
“Fludas não faz nenhum tipo de show ao tocar – você ocasionalmente o verá abrir um sorriso, mas seus movimentos são econômicos e contidos, provavelmente decorrentes de seu trabalho principal como baterista de jazz. Mas sua compreensão do estilo de Bonham – aquela combinação de força de marreta e funk gorduroso que fez dele o baterista de rock mais admirado de todos os tempos – é incrível. É difícil pensar em outro baterista que internalizou o dialeto de Bonham tão completamente, não apenas imitando, mas de alguma forma canalizando a potência do Zeppelin.”
George Fludas tem 55 anos e é fã do Led Zeppelin desde os 10, quando seu pai o levou para ver o filme “The Song Remains the Same”. Ele passou a ganhar a vida tocando jazz com lendas como Ray Brown e Hank Jones. Desde 2003, começou a colecionar e estudar bootlegs (os “piratas românticos”, com gravações não-oficiais de shows) da banda.
Em entrevista ao mesmo veículo, ele refletiu sobre a iniciativa de fazer covers de shows inteiros do Zeppelin:
“O objetivo final de tocar junto do show completo é demonstrar ao longo de duas horas e meia como é tocar no estilo de Bonham, mas tentando fazer por si mesmo. Se você vai fazer isso por si, divirta-se. Não sei por que diabos estou fazendo isso. É uma coisa meio bizarra. (risos)”
Quanto ao estilo do ídolo – e a outros colegas bateristas que tentam regravar suas músicas no YouTube -, ele diz:
“Há aquela parte de mim que sempre dizia (sobre os outros covers): ‘a afinação está errada, a sensação está errada, não há funk, não há alma’. Muitos bateristas de rock erram o alvo com Bonham. Sinto que ele era um baterista de soul e R&B com um alcance dinâmico muito pesado, mas muito amplo. Essas eram as coisas sobre as quais eu queria falar a respeito dele.”
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