Um homem italiano foi preso após um quarto de século em fuga ao deixar suas impressões digitais em um disco de vinil de “Garota de Ipanema”. De acordo com o The Times, Roberto Vivaldi, de 69 anos, fugiu de seu país natal na década de 1990, após ser condenado por lavagem de dinheiro e falência fraudulenta.
Usando um nome falso, ele administrava uma loja de discos antigos na ilha de Margarita, na Venezuela. As vendas decolaram durante a pandemia, bem na época em que a polícia reabriu seu caso.
Depois que as autoridades descobriram seus perfis de mídia social e que estava vendendo discos de vinil online, oficiais da Interpol fizeram um pedido que incluía uma prensagem do material com a música, uma das mais conhecidas do repertório popular brasileiro em todo o planeta. Por motivo óbvio, a cópia estava coberta de impressões digitais de Vivaldi.
O chefe de polícia Alessandro Gallo relatou ao jornal como a investigação chegou ao paradeiro do criminoso.
“Verificamos as contas de mídia social de sua família, amigos e associados conhecidos. Usando um software, descobrimos que alguns estavam em contato com um perfil baseado na Venezuela. Todos foram muito cuidadosos ao se comunicar com este perfil, até que um velho amigo de Vivaldi enviou felicitações de aniversário em um dia que não coincidia com a data de nascimento listada no perfil”.
Evidências adicionais
Para conseguir que a Venezuela o prendesse, a Interpol precisava de mais do que impressões digitais. Como Vivaldi vendia apenas online, não havia endereço disponível.
Os policiais, ainda se passando por colecionadores de discos, continuaram a entrar em contato, construindo uma relação até conhecê-lo pessoalmente e efetuar a prisão.
“Quando Vivaldi apareceu no restaurante para um suposto encontro, descobriu que a polícia venezuelana estava esperando por ele”.
O fugitivo já foi extraditado para a Itália, onde cumprirá sua pena.
Sobre “Garota de Ipanema”
Composta por Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes em 1962, “Garota de Ipanema” se tornou um hit internacional ao ser regravada em inglês como “The Girl From Ipanema” por Astrud Gilberto e Stan Getz.
Até hoje, conta com cerca de 500 versões, tendo sido incluída em mais de 1,5 mil álbuns lançados em todo o mundo.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.