O humorista e podcaster Joe Rogan se manifestou pela primeira vez desde o início da batalha de Neil Young contra o Spotify.
O cantor pediu a retirada de seu material da plataforma e foi acompanhado por colegas como Joni Mitchell e Nils Lofgren. O principal motivo é a permissividade da empresa com a veiculação de mentiras sobre a pandemia – e o The Joe Rogan Experience, exclusivo do aplicativo, vem sendo acusado como o principal disseminador de teorias conspiratórias que expõem as pessoas aos perigos da Covid-19.
Em vídeo de 10 minutos postado em seu Instagram, Rogan deixou claro não ter nada contra Neil Young, de quem se considera “fã por toda a vida”. Conforme transcrito pelo Tone Deaf, ele declarou:
“Não estou bravo com ele. As pessoas têm uma visão distorcida do que faço. Os convidados são pessoas altamente credenciadas. São pessoas com opiniões diferentes das narrativas do mainstream. As entrevistas começaram como um bate-papo informal e divertido, mas acabaram se tornando esse fenômeno do qual até eu mesmo perdi controle.”
Agradecendo o apoio do Spotify, Joe prometeu tomar mais cuidado com o que veiculará futuramente.
“Na maior parte das vezes não sei o que vamos conversar até o programa iniciar. Farei o melhor para equilibrar a situação no futuro, além de pesquisar mais sobre os assuntos em pauta. Obrigado ao Spotify e sinto muito que tudo isso tenha acontecido.”
Sobre o The Joe Rogan Experience
O The Joe Rogan Experience é exclusivo do Spotify, que pagou 100 milhões de dólares por seus direitos. Seu protagonista tem uma carreira com histórico de falas preconceituosas, racismo e transfobia, além de informações falsas antes mesmo da pandemia.
No fim do ano passado, 270 médicos, cientistas e especialistas na área da saúde assinaram carta aberta pedindo ao Spotify que o podcast fosse excluído das playlists devido às “teorias da conspiração infundadas” do apresentador e “o histórico de transmissão de desinformação”. Fundador da plataforma, o CEO Daniel Ek prometeu intensificar o combate a fake news, além de implantar avisos sobre os conteúdos veiculados.