Jay Jay French diz que indústria da música é empreendedorismo criminoso

“O rock and roll é um empreendimento facínora do lado das gravadoras. São apenas criminosos legais”, reflete o guitarrista do Twisted Sister

Jay Jay French refletiu sobre as relações nada sadias entre artistas e gravadoras em entrevista ao A Discussion With Dean Cramer.

Conforme transcrito pelo Blabbermouth, o guitarrista do Twisted Sister falou sobre a reputação das companhias e os métodos nada recomendáveis, de acordo com suas experiências.

“O rock and roll, sendo claro, é um empreendimento facínora do lado das gravadoras. É simples assim. Eles são apenas criminosos legais. Então, quando você está em uma fossa de criminalidade, seja a do colarinho azul onde alguém está ameaçando sua vida com uma arma ou a do colarinho branco, você está lidando com pessoas sem escrúpulos. Você não acredita em nada porque todo mundo mente, apenas se acostuma a conviver com isso.”

- Advertisement -

Tipos de roubo na indústria

Em outra ocasião, durante conversa com o The Metal Voice, French declarou que considera existir dois “níveis” de roubo dentro da indústria musical.

“Um é roubo contratual, que faz parte da natureza do jogo, goste ou não. O outro é quando de alguma forma o empresário realmente tirou algo de você. Mas diria que a maioria das bandas não entende os acordos com gravadoras que assinam, não entendem quão pequenas são as porcentagens. Os Beatles ganhavam meio centavo por single vendido e seis centavos por álbum em direitos autorais. Acho que os Jackson 5 e a maioria dos artistas da Motown ganhavam de dois a cinco centavos por disco.”

Segundo ele, contratos são concebidos para gerar dinheiro às gravadoras. Por outro lado, essas empresas assumem riscos: a cada 100 bandas que contratam, 95 delas não fazem sucesso, de acordo com o guitarrista.

“No entanto, esse é o único negócio em que você paga a gravadora e ainda não consegue posse do produto. Esse é o maior problema que eu tenho com a teoria das gravadoras. Se não cobrassem da banda o dinheiro investido em estúdio para gravação, tudo bem, mas eles te fazem pagar isso e ainda são donos do produto.”

Leia também:  Rock in Rio 2024 terá espaço nacional com programação do Clube do Samba

Jay Jay French e Twisted Sister

Em setembro do ano passado, Jay Jay French lançou o livro “Twisted Business: Lessons From My Life in Rock ‘n’ Roll”, onde conta mais histórias sobre as relações no lado business da indústria musical.

O guitarrista foi diagnosticado com câncer na próstata em 2018. A mesma doença já havia acometido seu irmão e vitimado o pai. Após completar seu ciclo de tratamento, ele se engajou em uma campanha nacional incentivando homens a fazer os exames necessários visando detectar o problema de forma prematura, aumentando as chances de cura.

O Twisted Sister encerrou atividades em 2016, um ano e meio após a morte do baterista AJ Pero. Mike Portnoy realizou os últimos shows.

Leia também:  Aerosmith lançou “Get a Grip” há 31 anos; veja outros fatos da música em 20 de abril

* Texto por João Renato Alves e Igor Miranda.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasJay Jay French diz que indústria da música é empreendedorismo criminoso
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades