Brian Slagel, fundador da Metal Blade Records, revelou um dos fatos mais curiosos sobre o Metallica em entrevista à Metal Hammer. O empresário relatou a rivalidade do quarteto com outro integrante do Big Four do thrash metal, não à toa o segundo na hierarquia dos shows: o Slayer.
Durante o bate-papo, ele comentou:
“Metallica e Slayer nunca foram muito próximos. Eles eram competitivos. Eu era amigo de ambas as bandas e um perguntava o que o outro estava fazendo. ‘O que eles estão fazendo? Eles estão compondo? Quem é mais pesado? Quem toca mais rápido?’.
Eles chegaram a tocar juntos em Orange County. Foi realmente no início da carreira do Slayer, provavelmente apenas o segundo ou terceiro show que fizeram. Eu tinha esquecido disso até que alguém colocou um folheto online! Que show para esquecer…”
Metallica e Slayer, segundo Kerry King
Na mesma publicação o guitarrista do Slayer, Kerry King, lembrou ter assistido a um show do Metallica ainda com Dave Mustaine nos vocais. Ele citou o grupo como uma das influências primordiais e negou qualquer rivalidade.
“Gosto de speed metal ou thrash metal – que ainda não tinham esse nome – que é o que eles tocavam, para mim. Curti o som que estavam fazendo.
À época eu já estava ligado no Venom. O Slayer é meio que um cruzamento entre Venom, Metallica e Judas Priest. Em vez de serem concorrentes naquele ponto, estávamos todos competindo contra o glam.”