Mark Lanegan teve uma intensa batalha contra a Covid-19. O ex-líder do Screaming Trees e antigo membro do Queens of the Stone Age entrou e saiu do coma e teve sua audição e locomoção comprometidas enquanto sofria com a doença.
Um “relato aterrorizante” sobre o período estará no próximo livro de memórias do artista, intitulado “Devil in a Coma”. A obra chega no exterior dia 14 de dezembro pela editora britânica White Rabbit.
O texto é escrito em vinhetas de prosa e poesia. A sinopse oficial descreve:
“Em uma manhã extremamente brilhante na Irlanda em março de 2021, Mark Lanegan acordou e foi até a cozinha para se servir de uma xícara de café. Tendo ficado completamente surdo durante a doença que lentamente devorou seu corpo, ele se viu com as costelas quebradas, incapaz de respirar. Seu corpo, sobrecarregado com uma dose gigantesca de Covid-19, foi rapidamente levado para o Hospital Kerry com pouco esperança de sobrevivência.
Entrando e saindo do coma, a mente e o corpo de Lanegan ficaram oscilando entre a vida e a morte, incapazes de funcionar por vários meses. À medida que sua situação se tornou mais insuportável no decorrer da mais sombria das fontes, ele foi atacado por pesadelos, visões e arrependimentos sobre uma vida vivida à beira do caos e da desordem. Mark foi levado a considerar sua situação e como, em sua sexta década, sua batalha contra a mortalidade o levou a este encontro banal final com uma doença que já afetou milhões, enquanto ele aparentemente tem enganado a morte por toda a sua existência.”
Lee Brackstone, editor da White Rabbit, disse em declaração promocional:
“’Devil in a Coma’ é a obra mais recente de um mestre de muitas formas, que mais uma vez fez arte a partir do sofrimento. Implacável e grotescamente convincente, este livro não poderia ser mais visceral e intenso nem se fosse escrito com sangue.”
A saúde de Mark Lanegan
E como Mark Lanegan está nos dias de hoje? Segundo relatos, a condição do músico melhorou.
“Ele recuperou a audição agora, mas sua saúde está melhorando e piorando de tempos em tempos.”
O livro de memórias anterior de Lanegan, “Sing Backwards and Weep”, foi publicado em 2020, também pela White Rabbit.