Don McLean teve uma longa estadia no topo das paradas com sua icônica “American Pie”, de 1971. A canção chegou em 1972 ao topo do Billboard Hot 100, ranking de hits dos Estados Unidos, e estabeleceu um recorde para a música mais longa a manter o primeiro lugar por quase meio século, com 8 minutos 42 segundos.
A marca foi batida na última semana, quando Taylor Swift acrescentou mais uma honra à sua já robusta lista de realizações. Os 10 minutos e 13 segundos de “All Too Well (Taylor’s Version)” oficialmente se tornaram o mais longo hit nº 1 de todos os tempos nos Estados Unidos.
Em nota enviada à imprensa, Don McLean reconheceu o mérito da cantora.
“Há algo a ser dito sobre uma ótima música que tem poder de permanência. ‘American Pie’ permaneceu no topo por 50 anos e agora Taylor Swift destronou uma peça tão histórica de arte. Sejamos realistas, ninguém quer perder a honraria. Mas se era para acontecer, com certeza fico feliz que tenha sido para uma grande artista e compositora como ela.”
Na última segunda-feira (22, Taylor Swift já havia se manifestado sobre o feito nas redes sociais.
“Estou muito orgulhosa desta música e das memórias que tenho com vocês por causa dela. Vocês realmente a escolheram e conseguiram fazer ISSO?! Estou chocada. Uma canção de dez minutos está no topo da Hot 100.”
Don McLean e American Pie
Apesar de propositalmente ter deixado o significado de “American Pie” em aberto, Don McLean canta em seus primeiros versos sobre o momento que ficou conhecido como “O dia em que a música morreu”.
O termo faz alusão a 3 de fevereiro de 1959, quando um acidente de avião vitimou fatalmente os cantores Buddy Holly, Richie Valens e The Big Bopper, figuras icônicas do rock and roll da época.