Durante as eleições de 2020 nos Estados Unidos, Jason Isbell brincou com uma ideia que, agora, sai do papel. Ao lado de sua banda, o The 400 Unit, o cantor e guitarrista country lança “Georgia Blue”, um álbum composto por covers de artistas nativos do estado americano – e recheado de participações especiais.
O conceito do disco surgiu quando a Geórgia, estado americano famoso nas eleições por ser tradicionalmente conservador e escolher o candidato republicano (representado pela cor vermelha), mudou de lado. Pela primeira vez em muito tempo, a região optou pelo candidato democrata – azul – e atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em vez de reeleger Donald Trump. O próprio Isbell explica.
“’Georgia Blue’ é um trabalho de amor. No dia da eleição em 2020, quando eu vi que tinha uma boa chance do estado da Geórgia ir de azul, eu tive a ideia: gravar um álbum de músicas relacionadas à Geórgia como um ‘obrigado’ para o estado e doar o dinheiro para uma organização sem fins lucrativos da Geórgia. Vou admitir que minhas motivações eram um pouco egoístas. Por anos, procurei uma desculpa para gravar essas músicas com minha banda e alguns amigos.”
Para compor o repertório de “Georgia Blue”, foram escolhidos hits de artistas e bandas como R.E.M., Allman Brothers Band, Black Crowes, James Brown, Otis Redding e Indigo Girls, entre outros. Uma seleção bem versátil, mas repleta de qualidade.
Já a lista de convidados vai além do estado e contempla nomes como Béla Fleck, Chris Thile, Brittney Spencer, Adia Victoria, Steve Gorman (do próprio Black Crowes), Julien Baker, Brandi Carlile, John Paul White e Peter Levin.
O The 400 Unit, banda que acompanha Isbell, é formado por Sadler Vaden (guitarra), Jimbo Hart (baixo), Derry DeBorja (teclado, acordeão), Chad Gamble (bateria) e Amanda Shires (violino). Todos eles são responsáveis pelos backing vocals.
Ouça “Georgia Blue” a seguir, via Spotify, ou clique aqui para conferir em outras plataformas.
Como citado por Jason Isbell, o dinheiro ganho com o álbum vai ajudar instituições sediadas na Georgia. São elas: a Black Voters Matter, a Georgia Stand-Up e a Fair Fight. Todas lidam diretamente com o combate ao preconceito racial e várias outras formas de discriminação.
O álbum está em minha playlist de lançamentos, atualizada semanalmente. Siga e dê o play:
Jason Isbell and the 400 Unit – “Georgia Blue”
- “Nightswimming”, com Béla Fleck e Chris Thile (original de R.E.M.)
- “Honeysuckle Blue”, com Sadler Vaden (original de Drivin’ N’ Cryin’)
- “It’s A Man’s Man’s Man’s World”, com Brittney Spencer (original de James Brown)
- “Cross Bones Style”, com Amanda Shires (original de Cat Power)
- “The Truth”, com Adia Victoria (original de Precious Bryant)
- “I’ve Been Loving You Too Long” (original de Otis Redding)
- “Sometimes Salvation”, com Steve Gorman (original de The Black Crowes)
- “Kid Fears”, com Julien Baker e Brandi Carlile (original de Indigo Girls)
- “Reverse” (original de Now It’s Overhead)
- “Midnight Train To Georgia”, com Brittney Spencer and John Paul White (original de Gladys Knight & The Pips)
- “In Memory of Elizabeth Reed”, com Peter Levin (original de The Allman Brothers Band)
- “I’m Through” (original de Vic Chesnutt)
- “Driver 8”, com John Paul White (original de R.E.M.)