O Dream Theater divulgou a nova música “Invisible Monster” nas plataformas digitais. A faixa integra o próximo álbum da banda, “A View from the Top of the World”, que chega a público no dia 22 de outubro, pela InsideOut Music / Sony Music.
Escolhida como o segundo single do disco, “Invisible Monster” foi liberada junto de um videoclipe, dirigido por William “Wombat” Felch. Em nota, o guitarrista John Petrucci, que também produz o álbum, comentou sobre a canção:
“Ela foi composta após termos criado um monte de material. Muitas das músicas eram superenergéticas e com ritmo otimista. Mike (Mangini, baterista) sugeriu que fizéssemos algo um pouco diferente. Então, começamos a trabalhar em uma música mais lenta. O refrão, o riff e a melodia mudaram naturalmente.
Igualo isso a ‘Pull Me Under’ no dia em que apenas começaríamos a tocar. Algo saía e ficávamos tipo: ‘uau, isso é legal’. Há um momento fortuito em que isso acontece. Liricamente, essa música é sobre como a ansiedade assola as pessoas. É como se um monstro invisível estivesse batendo em você. Você não o vê, mas está te assombrando o tempo todo.”
Assista ao videoclipe de “Invisible Monster” no player a seguir.
Décimo-quinto da discografia da banda, “A View from the Top of the World” apresenta sete faixas distribuídas em 70 minutos de duração. Enquanto o álbum anterior, “Distance Over Time” (2019), apostou em músicas de duração mais enxuta, esse novo trabalho parece despertar ainda mais a veia progressiva da banda: a abertura “The Alien” tem 9 minutos e meio, enquanto “Sleeping Giant” ultrapassa os 10 minutos e a faixa-título chega a quase 20 minutos e meio.
Ouça a música “The Alien”, também liberada como single recentemente, no player abaixo.
As restrições causadas pela pandemia afetaram bastante a agenda do Dream Theater em 2020, já que a banda estava no meio da turnê de “Distance Over Time”. Com a pausa, eles puderam focar na criação do que chamam de DTHQ (Dream Theater Headquarters), um local que serve como estúdio, sala de ensaios, armazém de equipamentos e espaço criativo – tudo ao mesmo tempo.
O novo álbum é o primeiro da banda a ser feito, ainda que parcialmente, no DTHQ. O trabalho de composição aconteceu com os instrumentistas nos Estados Unidos e o vocalista James LaBrie no Canadá. Já as gravações foram todas conduzidas no espaço da banda, incluindo os vocais de LaBrie, com produção de John Petrucci.
Em nota, o guitarrista e produtor declarou:
“Amamos tocar nossos instrumentos. Isso nunca vai acabar. Eu amo ser criativo, compor e exercitar essa parte da minha mente. Fomos capazes de fazer isso por um longo tempo e não damos nada como garantido. Sempre que nos reunimos, sabemos que não podemos desapontar a nós mesmos e aos nossos fãs, então tentamos fazer ainda mais difícil.”
A capa foi criada por Hugh Syme, conhecido pelos trabalhos com o Rush, além de Iron Maiden e outras bandas. A engenharia de som é assinada por James “Jimmy T” Meslin, enquanto a mixagem e a masterização ficaram a cargo de Andy Sneap.
O single está em minha playlist de lançamentos, atualizada semanalmente. Siga e dê o play:
Dream Theater – “A View from the Top of the World”
- The Alien (9:32)
- Answering The Call (7:35)
- Invisible Monster (6:31)
- Sleeping Giant (10:05)
- Transcending Time (6:25)
- Awaken The Master (9:47)
- A View From The Top Of The World (20:24)