Em 2013, Bruce Springsteen fez sua segunda turnê pelo Brasil, com shows em São Paulo e no Rock in Rio daquele ano. Nas duas apresentações, as primeiras do músico no país em 25 anos, The Boss surpreendeu ao abrir com um cover inusitado: nada menos do que “Sociedade Alternativa”, clássico de Raul Seixas.
Mas afinal de contas, como a improvável homenagem acabou acontecendo?
Naquela turnê, Springsteen já havia passado por Chile e Argentina, fazendo questão de trazer covers de músicas locais – quando possível, com letras de protesto. No primeiro país, ele trouxe uma versão de “Manifesto”, de Victor Jara, enquanto os hermanos foram brindados com uma releitura de “Solo le pido a Dios”, de Mercedes Sosa.
O e-mail da assessoria de Bruce Springsteen
Para o Brasil, esperava-se algum tipo de homenagem similar. O primeiro a ser surpreendido com a ideia foi o jornalista Álvaro Pereira Jr, que relatou a história em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo.
Dias antes do show de Bruce Springsteen em São Paulo, ele recebeu um e-mail da assessoria do músico, pedindo sugestões de músicas brasileiras que ele pudesse cantar nas apresentações por aqui.
Pereira Jr. já havia entrevistado Springsteen no Chile, para o “Fantástico”, da TV Globo. Sob o contexto de letras de protesto, teve a ideia de sugerir “Que País É Esse?”, da Legião Urbana, e “Inútil”, do Ultraje a Rigor. Em conversa com o amigo e também jornalista André Forastieri, surgiu uma nova opção: Raul Seixas. E o refrão de “Sociedade Alternativa” parecia perfeito.
Além da música de Raul, o jornalista sugeriu ainda “Canção da América”, de Milton Nascimento, e “Comida”, dos Titãs, na resposta ao e-mail da assessoria, poucas horas depois. Já eram opções o suficiente para o americano escolher – e ele optou por Raulzito.
“Raul Seixas, obrigado!”
Depois de Álvaro Pereira Jr, os próximos surpreendidos seriam os fãs que aguardavam na fila para entrar no primeiro show da turnê, no momento em que Bruce Springsteen e sua E Street Band passavam o som. A apresentação rolaria no Espaço das Américas, em São Paulo.
Do lado de fora da casa de shows, era impossível não reconhecer a melodia. Springsteen estava, de fato, ensaiando “Sociedade Alternativa”, de Raul Seixas, para seu primeiro show no Brasil em 25 anos!
O que ninguém esperava é que o cover viria logo na abertura do show em território paulistano, o que se repetiu no Rock in Rio. Sim: o clássico de Raul foi a primeira música do longo repertório que The Boss tocou em ambas as ocasiões.
Confira abaixo ou clicando aqui a filmagem da releitura de “Sociedade Alternativa” em São Paulo.
A performance no Rock in Rio foi acompanhada por milhões de pessoas na TV, com transmissão ao vivo por Globo e Multishow. Esforçando-se para falar um português compreensível, Springsteen entregou uma versão única do clássico de Raulzito. Além do ajuste de tom, o músico ofereceu um tempero próprio em arranjos de ritmo e melodia, por intermédio da gigante E Street Band.
Ao fim, “The Boss” agradeceu , novamente em bom português, pela música que “tomou emprestada” do Maluco Beleza. O público, como era esperado, deu um show a parte no refrão.
Assista no vídeo abaixo ou clicando aqui à performance de “Sociedade Alternativa” no Rock in Rio.
Cantor que mudou minha vida, uma pena ele nao ser conhecido muito no brasil.