O Iron Maiden anunciou que irá lançar um novo álbum no próximo dia 3 de setembro. Entre outros detalhes, o título do disco, “Senjutsu”, em japonês, tem chamado a atenção dos fãs.
A palavra parece não ter um significado simples e muitos a associam ao anime Naruto, como um tipo de energia usada pelo protagonista da história. Mas no fim das contas, o que é senjutsu? E, principalmente, o que é esse termo para o Iron Maiden?
Em um comunicado oficial, a banda diz, de forma breve, que a expressão japonesa significa “tática e estratégia”.
No entanto, a palavra parece ter outras aplicações. Pela etimologia, “sen” pode significar “sábio, eremita ou mago”, enquanto “jutsu” determina “arte, caminho, meios”.
Com essas duas interpretações, faz sentido pensar em senjutsu como sendo uma estratégia de combate que leva a tática em consideração antes de tudo – algo que um sábio certamente faria.
Essa parece ser a linha que o Iron Maiden adota, principalmente quando olhamos a lista de músicas do álbum. A faixa que abre o disco leva o mesmo nome dele, “Senjutsu”, enquanto que a seguinte é chamada “Stratego”, título dado aos generais na Grécia Antiga.
Senjutsu: Iron Maiden e… Naruto?
Para quem acompanha animes, o título do novo álbum do Maiden pode soar familiar, já que senjutsu é um dos elementos presentes em Naruto, uma das obras mais conhecidas do gênero. Na história de Masashi Kishimoto, o termo é traduzido como “técnica dos sábios” e tem grande importância na trama, sendo fonte de grandes poderes.
Lá, o senjutsu é a arte utilizar a energia da natureza além da própria energia vital e espiritual – chamada de “chakra”. Ao unir o “chakra” com a energia natural, o ninja é capaz de criar e armazenar “chakra de senjutsu”, que lhe permite ter uma capacidade física e sensorial muito mais apurada, além de possibilitar o uso de técnicas de luta exclusivas dos usuários dessa arte.