A criação do selo Outono Music, focado em rock e heavy metal, foi anunciada. O projeto atua em parceria com a Universal Music e trabalha não só com a comercialização de músicas, como, também, com a performance e a distribuição de artistas e estreitamento de laços comerciais e midiáticos com o mercado latino.
Conforme destacado em material de divulgação, redigido pelo jornalista Sergio Martins, a iniciativa reúne duas figuras conhecidas no meio heavy metal: Damaris Hoffman e Baffo Neto. Damaris tem experiência em assessoria de imprensa e produção de shows internacionais. Neto, além de também lidar com produção artística, é baixista da banda Project46. A dupla já tinha unido forças em 2008, quando da criação da Hoffman & O’Brian Marketing Artístico, especializada não somente na produção de shows, mas também em marketing e ações de cunho social.
O press-release destaca que o heavy metal “dá mostras de fôlego num mercado dominado por estilos” considerados mais populares. Isso motivou a criação do Outono Music.
“Segundo um estudo divulgado em 2019 por uma empresa que fornece conteúdo musical para as plataformas de streaming, o rock pesado e seus derivados são os ritmos que mais cresceram em streaming e download em 2018: 154% contra 133% do pop japonês e 68% do R&B e da soul music. A América Latina, por seu turno, é um terreno fértil para investimentos no mercado da música. Recentemente a Spotify lançou o Fan Study, perfil de consumidores de música. A pesquisa mostra que o continente concentra o maior número de pessoas dispostas a escutar as novidades musicais do mercado. A cidade de São Paulo, aliás, forma um triunvirato de sucesso ao lado da Cidade do México e Santiago, capital do Chile.”
O selo irá atuar no desenvolvimento de artistas já atuantes que desejam ampliar suas atividades para outros territórios, algo que poderá ser feito através da network construída pelas empresas envolvidas no planejamento e em todas as etapas da criação de um novo projeto musical: engrandecimento da marca, criação de plano de marketing, produção artística e gravação com estúdios associados. Um desses parceiros de gravação é o Dharma Music, de São Paulo, do produtor musical Rodrigo Oliveira.
Haverá também uma forte presença de empresas parceiras na difusão de carreira e no booking, em conjunto com os artistas assinados e distribuição, campanha de air play e pitching com as plataformas digitais em colaboração com a Universal Music.
Damaris Hoffman, em nota, comenta:
“Nós queremos criar um intercâmbio de artistas já consagrados com novos nomes e ampliar os espaços para artistas de rock e metal no mainstream.”
Outono Music “lado a lado” com cast
Ainda de acordo com o comunicado, o Outono é um selo no qual a marca e o cast andam lado a lado. Explicando melhor: embora os artistas tenham de passar pelo critério de avaliação dos responsáveis pelo Outono, é a marca e a importância do projeto que guiam a nova companhia.
Baffo Neto complementa:
“Não vamos basear nossas atividades na credibilidade de nenhum artista, vamos basear o trabalho do label no potencial de mercado do segmento neste território, e nas diversas ações que vamos criar em conjunto com os artistas e mídias parceiras. Esse sempre foi o nosso diferencial.”
Paulo Lima, presidente da Universal Music Brasil, pontua:
“A Universal Music Brasil fica muito feliz com esta nova parceria com o selo Outono Music, que é especializado em rock. Entendemos que o mercado brasileiro de música é muito grande e diverso. Criar parcerias com empresas como o Outono Music, que conseguem aprofundar em segmentos e gêneros, nos ajuda a cumprir nossa missão de oferecer músicas de qualidade de todos os gêneros.”