Greta Van Fleet crê que novo álbum se distancia por completo do Led Zeppelin

Desde que surgiu, o Greta Van Fleet tem sua sonoridade comparada à do Led Zeppelin - para o bem e para o mal. Agora, a banda garante que essas comparações não serão mais feitas graças a seu novo álbum, "The Battle at Garden's Gate".

Desde que surgiu, o Greta Van Fleet tem sua sonoridade comparada à do Led Zeppelin – para o bem e para o mal. Há, claro, algumas músicas que se distanciam dessa pegada, mas não é nada absurdo traçar esse paralelo entre as duas bandas.

Em entrevista ao podcast de Zane Lowe, com transcrição do Ultimate Guitar, os músicos do Greta Van Fleet garantem que essa comparação deve chegar ao fim com o novo álbum da banda, “The Battle at Garden’s Gate”. Com lançamento marcado para o próximo dia 16 de abril, o disco deve trazer o grupo apostando em uma sonoridade mais própria.

- Advertisement -

O baixista Sam Kiszka comentou, inicialmente, sobre “The Battle at Garden’s Gate”:

“Uma palavra que não descreveria esse álbum apropriadamente é: ‘ambiente’. Acho que o que fizemos e o que tentamos fazer é criar um álbum realmente dinâmico. Acho que foi isso que alcançamos aqui. É como um quebra-cabeças e cada música é uma peça. Tudo é necessário nessa equação. Os temas se encaixam e se conectam, além de se ligar ao álbum anterior (‘Anthem of the Peaceful Army’). Porém, acho que é a forma evoluída do Greta Van Fleet.”

O vocalista Josh Kiszka, talvez o grande alvo das comparações entre Greta Van Fleet e Led Zeppelin, complementou:

“Você nunca quer se estagnar. Nesse ponto, acho que finalmente podemos dizer que, sim, Led Zeppelin é obviamente uma grande influência para nós, porque não estamos fazendo músicas que soem remotamente como eles. ‘The Battle at Garden’s Gate’ é o amadurecimento do som do Greta Van Fleet e como o Greta Van Fleet se relaciona com o século 21.”

Em seguida, Sam Kiszka comentou, especificamente, sobre a música “Heat Above”, lançada recentemente como single:

“Ainda há muito amor nesse mundo, embora não pareça. É sobre isso que ‘Heat Above’ trata. É como uma tese para todo o trabalho, além de fazer uma ponte entre o álbum anterior e esse novo. Essa música em particular está sendo feita há anos. Nós a tiramos da gaveta e a reformatamos.”

Sobre ‘The Battle at Garden’s Gate’

Foto: divulgação

Com produção de Greg Kurstin (Foo Fighters, Adele), “The Battle at Garden’s Gate” foi gravado em dois estúdios na Califórnia (EUA), Henson Recording Studios e No Expectations Studio. O trabalho em torno do disco foi iniciado ainda em 2019.

Leia também:  Amy Lee é a nova vocalista do Linkin Park? A própria comenta

Três músicas já foram liberadas como singles: “My Way, Soon”, “Age of Machine” e “Heat Above”. A última está disponível alguns parágrafos acima, enquanto as outras duas podem ser ouvidas abaixo.

Em entrevista anterior à “Rolling Stone“, o vocalista Josh Kiszka comentou que há “definitivamente referências bíblicas” em “The Battle at Garden’s Gate”, que é o segundo álbum full-length na carreira da banda.

“Não só o título, mas em todo o álbum. Este é um mundo com civilizações antigas nele, assim como nosso próprio universo paralelo. É uma analogia. Cada música tem um tema. Uma ampliação de diferentes culturas e civilizações dentro desse mundo buscando por algum tipo de salvação ou luz.”

A reportagem destaca que os integrantes do Greta Van Fleet – Josh e seus irmãos, Jake e Sam Kiszka, respectivamente guitarrista e baixista, além do baterista Danny Wagner – apresentam uma conexão espiritual maior neste momento. Os músicos citaram nomes como o teólogo Alan Watts e o poeta Rudyard Kipling, ambos britânicos, como destaques em suas estantes de livros.

Leia também:  Quando Courtney Love acusou família Osbourne de roubar sua TV gigante

As viagens da banda pelo mundo, certamente, influenciaram o novo material, segundo o vocalista.

“Não crescemos na pobreza. Não vimos pessoas implorando na rua. Não vimos pessoas tentando ter um pouco de dinheiro para sobreviver.”

Durante a entrevista, Jake Kiszka relembrou-se de uma ocasião no Chile, quando viu uma pessoa da equipe de limpeza do local onde se apresentaram guardando um pouco de comida, já mordida, em sua jaqueta. “Você vê algo assim… coisas assim impactaram quem somos”, disse.

Os músicos descreveram ‘The Battle at Garden’s Gate’ como “sofisticado” e destacaram:

“Queríamos fazer algo na escala de uma trilha sonora de filme. Há muito tempo queríamos fazer isso, mas não achávamos que as pessoas estariam prontas.”

Greta Van Fleet – ‘The Battle at Garden’s Gate’

01. Heat Above
02. My Way, Soon
03. Broken Bells
04. Built by Nations
05. Age of Machine
06. Tears of Rain
07. Stardust Chords
08. Light My Love
09. Caravel
10. The Barbarians
11. Trip the Light Fantastic
12. The Weight of Dreams

‘Heat Above’ está em minha playlist de lançamentos, atualizada semanalmente. Siga e dê o play:

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasGreta Van Fleet crê que novo álbum se distancia por completo do...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades