Tadini capricha no rock retrô do álbum ‘Collective Delusion’, masterizado em Abbey Road

Tadini, músico brasileiro radicado em Los Angeles, Estados Unidos, lançou seu primeiro álbum solo, 'Collective Delusion'. O material apresenta 9 faixas, todas compostas, gravadas, arranjadas e produzidas pelo artista.

Tadini, músico brasileiro radicado em Los Angeles, Estados Unidos, lançou seu primeiro álbum solo, ‘Collective Delusion’. O material apresenta 9 faixas, todas compostas, gravadas, arranjadas e produzidas pelo artista.

O disco foi gravado entre Los Angeles, Toronto, São Paulo e Portugal. Tadini assume voz e teclados, enquanto Vinicius Cavalieri toca guitarras, dobro e baixo; e Pepe Hidalgo Ramos, bateria. Há, ainda, os convidados Pedro Zappa (baixo), Gabriel Prado (baixo acústico), Alberto Menezes (baixo e guitarra), Dennis D’Angelo (guitarra), Marina Maiztegui (vocais), Claudio Magrassi (guitarra) e Pedro Asfora (guitarra).

- Advertisement -

A mixagem ficou a cargo de John Netti (Rival Sons, Buddy Guy), em Nashville, EUA. Já a masterização foi feita por Sean Magee, no Abbey Road Stuudios de Londres, na Inglaterra.

Ouça ‘Collective Delusion’ abaixo, via Spotify ou YouTube (playlist). Clique aqui caso queira ouvir em outra plataforma. Confira mais informações e breve comentário sobre o álbum a seguir.

Em material de divulgação, Tadini afirma ter concebido ‘Collective Delusion’ para abordar, justamente, o momento de “delírio coletivo” vivenciado nos dias de hoje. Temas como como saúde mental, abraçar o novo, críticas à cultura estadunidense e religião são abordados nas composições.

“Lançar meu primeiro disco durante esse momento é algo indescritível. Apesar de seguir com o cronograma dos lançamentos (o disco foi finalizado antes da pandemia) e ter mais tempo pra me dedicar mais às estratégias de lançamento, o fato de não poder tocar ao vivo é desesperador e também prejudica muito a promoção do álbum, já que creio que os shows são o que eu posso oferecer de melhor em termos de produto”, afirmou.

O press-release destaca, ainda, que as referências abordam outros campos da arte. A vinheta ‘Over the Rone’, por exemplo, é inspirada no quadro ‘Starry Night Over the Rhone’, de Van Gogh. ‘Backlands’, por sua vez, é influenciada pelo livro ‘Grande Sertão: Veredas’, de Guimarães Rosa.

Musicalmente, ‘Collective Delusion’ é guiado pelo rock de veia retrô, com claras referências ao som do fim dos anos 60 e início dos 70. Trata-se da mesma pegada que tem voltado a ter destaque nos últimos anos, com toda a cultura pop fazendo repetidas odes a tudo que é vintage, mas ainda sem o hedonismo que tomou conta do estilo após a chegada de “superbandas” como o Led Zeppelin e afins.

O músico aponta também ter feito incursões ao blues, jazz, o pop, soul, folk e country, ainda que nem todas essas referências sejam notadas. ‘Cain’, por exemplo, agrada com suas passagens ligadas ao jazz, enquanto ‘The Love That Dares Not Speak Its Name’ e ’23’ se destacam por terem um pouco de blues e soul na essência, embora sempre em veia próxima ao rock das boas três primeiras faixas.

O country mencionado surge em ‘Backlands’, ainda que com um olhar mais southern rock ou até da música regional brasileira do que country propriamente dito. Também há ‘Bastet’, influenciada pela música indiana, mas bem previsível em um movimento que outros adoradores de Beatles já desgastaram no passado. Um dos poucos pontos fracos do disco.

Fato é que, apesar da promessa (não tão cumprida) de soar versátil, ‘Collective Delusion’ tem um fio condutor bem canalizado. E isso, no fim das contas, é algo bom. A audição é agradável, o repertório foi bem escolhido e a performance instrumental é caprichada, especialmente no campo das cordas. Não é necessário mergulhar em tantos estilos ao mesmo tempo para fazer um trabalho musical aprofundado.

O resultado final mostra que Tadini, especialmente no campo da composição, é um músico não só talentoso, como, também, de potencial para oferecer mais no futuro – já que ele tem apenas 24 anos de idade. Vale prestar atenção nesse álbum e ficar de olho nos próximos trabalhos do artista.

‘Collective Delusion’ está representado em minha playlist de lançamentos, atualizada semanalmente. Siga e dê o play:

Tadini – ‘Collective Delusion’

1. The Arsonist
2. Welcome Back To Freedom
3. El Capitan
4. Cain
5. Over The Rhone
6. The Love That Dares Not Speak Its Name
7. Bastet
8. 23
9. Backlands

* Foto da matéria: Livia Krassuski / divulgação

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasTadini capricha no rock retrô do álbum 'Collective Delusion', masterizado em Abbey...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades